Beatificação do padre João Schiavo, em Caxias, reúne milhares - Cidades - Pioneiro

Religião28/10/2017 | 11h02Atualizada em 28/10/2017 | 17h00

Beatificação do padre João Schiavo, em Caxias, reúne milhares

Sacerdote é, oficialmente, o primeiro beato da Diocese de Caxias do Sul 

Beatificação do padre João Schiavo, em Caxias, reúne milhares Porthus Junior/agencia RBS
Foto: Porthus Junior / agencia RBS


Padre João Schiavo é, oficialmente, o primeiro beato da Diocese de Caxias do Sul. A cerimônia com duração de quase duas horas é inédita na Diocese e foi esperada por quase 16 anos, tempo que a congregação de São Leonardo Murialdo batalhou no Vaticano para ter sucesso na beatificação de Schiavo. Pelo menos 200 sacerdotes, incluindo bispos e arcebispos, participaram da festa. Gente de diversos estados, como São Paulo, Paraná, Distrito Federal e Santa Catarina desembarcou em Caxias do Sul para ver de perto a beatificação, processo que se repetiu 52 vezes no Brasil. 

Confira o vídeo com os principais momentos da cerimônia:

Devotos, familiares e religiosos ligados à congregação josefina na Argentina, Chile, Equador e Itália estavam entre a multidão de caxienses que, atenta, ouviu às palavras de Dom Alessandro Ruffinoni, bispo de Caxias do Sul ao cardeal Angelo Amato, representante do Papa:

GALERIA DE FOTOS: confira imagens da celebração nos Pavilhões

— Peço, humildemente, que se digne a inscrever no número dos Beatos o Venerável Servo de Deus, João Schiavo, sacerdote e religioso dos Josefinos de Murialdo e iniciador das Irmãs Murialdinas de São José no Brasil — solicitou o bispo diocesano Dom Alessandro Ruffinoni.

ESPECIAL: conheça a história do padre João Schiavo

Caravanas de diversos países estão entre os fiéis, que aproveitam e compram bandanas, fitinhas e camisetas que estampam o rosto de Schiavo. Cerca de 40 ônibus, com passageiros do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, também chegaram para a celebração.

Beatificação do padre João Schiavo em Caxias. Evento ocorre nos pavilhões da Festa da Uva
Foto: Porthus Junior / agencia RBS

Schiavo levou a sério a vida cristã e expandiu a religiosidade para suas ações. A fundação de duas escolas, um seminário que formava padres, um noviciado, uma congregação de irmãs e um orfanato são alguns exemplos da articulação poderosa que o aproximava de famílias carentes ou empresários abastados. Milhares de cidadãos foram beneficiados pelas iniciativas do sacerdote josefino.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros