Vândalos destroem 1,3 mil pés de parreira de agricultor de Monte Belo do Sul - Cidades - Pioneiro

Prejuízo05/09/2017 | 18h14Atualizada em 05/09/2017 | 18h29

Vândalos destroem 1,3 mil pés de parreira de agricultor de Monte Belo do Sul

Prejuízo é estimado em R$ 100 mil

Pioneiro
Pioneiro

A comunidade de Capela de São Pedro, distante quase quatro quilômetros do centro de Monte Belo do Sul, está revoltada com o ato de vandalismo registrado na propriedade do agricultor Amélio Perin. A família amanheceu na segunda-feira com 1,3 mil pés de parreirais cortados ao meio, impossibilitando qualquer tipo de colheita da uva. Restaram apenas 100 pés da produção da variedade Concord Clone 30, matéria-prima para a produção de suco de uva - comercializado pelos Perin para uma cooperativa de Bento Gonçalves

Leia mais: 
Investigação sobre furto leva polícia a locais que escondiam produtos e veículos levados por ladrões na Serra
BM de Caxias prende homem com munições, armas e drogas no bairro Jardelino Ramos

Esta seria a primeira safra com esta variedade, que deveria produzir pelo menos 25 mil quilos da fruta.

_ Eu percebi o corte nas parreiras quanto estava trabalhando. Vi que haviam liquidado uma parte delas_ resume o agricultor.

O prejuízo estimado em R$ 100 mil é ainda mais impactante porque a colheita do fruto é a única fonte de renda da família. Por isso, desde a segunda-feira, centenas de moradores de Monte Belo do Sul prestaram solidariedade à família Perin, que já traça um plano de recuperação do plantio. 

_ Há mudas que vou remover, aplicar enxerto e tentar novamente. Ou comprar mudas prontas. De qualquer forma, isto leva mais de três anos para crescer_ explica Perin.

Ainda que registrado boletim de ocorrência, a família não tem expectativa que a investigação ocorra porque desconhecem qualquer suspeito do ato de vandalismo. 

_ Meu Deus do céu, eu não tenho ideia de quem foi. Eu não tenho inimigos. Não que eu sabia até agora. Mas eu imagino que foi mais de uma pessoa, porque ninguém faz todo esse estrago sozinho em uma noite só_ acredita Perin.

 

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros