Embaixadora do Senegal visita Caxias e terá reunião com a prefeitura - Cidades - Pioneiro

Imigrantes16/09/2017 | 15h21Atualizada em 16/09/2017 | 15h21

Embaixadora do Senegal visita Caxias e terá reunião com a prefeitura

Fatoumata Binetou Correa também terá reuniões na Câmara e visitará instituições de ensino

Pioneiro
Pioneiro

 

Em agosto, grupo de senegaleses protestou na prefeituraFoto: André Fiedler / Agência RBS

A embaixadora do Senegal no Brasil, Fatoumata Binetou Correa, chega na tarde deste domingo a Caxias do Sul, onde fará reuniões e visitas até a próxima quarta-feira. Uma das reuniões será com a prefeitura, em que deverá ser tratada a relação entre os senegaleses e o município e as demandas dos imigrantes. No início de agosto, um grupo de senegaleses protestou na prefeitura após, segundo eles, um compatriota ter sido agredido por um guarda municipal durante uma ação de fiscalização do comércio ambulante; uma servidora da secretaria de Urbanismo também disse ter sido agredida pelo imigrante, e a prefeitura abriu procedimentos para apurar os fatos.

Leia mais
Após tumulto, grupo de senegaleses protesta no gabinete do prefeito de Caxias
Senegaleses são autorizados a venderem produtos em seis pontos de Caxias 

Uma das demandas dos senegaleses, conforme Abdoulat Ndiaye, o Billy, presidente da Associação dos Imigrantes Senegaleses, é um local para o comércio diário. Atualmente, eles podem vender os produtos na Feira do Agricultor em determinados dias da semana, e na Feira Sem Fronteiras, que ocorre uma vez por mês. Billy informa que os senegaleses se reunirão neste domingo para elaborar as demandas que serão apresentadas à embaixadora. Uma das outras demandas é pelo estabelecimento de um consulado do Senegal no RS. No final de março, Fatoumata manifestou ao vice-governador José Paulo Cairoli a intenção de abrir uma representação no Estado.

Conforme Billy, a primeira reunião da embaixadora senegalesa com autoridades em Caxias será na segunda-feira às 11h, com o presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Gremelmaier. A reunião com a administração municipal será na terça-feira às 17h. Na quarta-feira, haverá reunião aberta na Câmara de Vereadores às 17h. No período em que estiver em Caxias, Fatoumata também deve visitar o Centro de Atenção ao Migrante e instituições de ensino superior.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros