Visate é multada em R$ 9,4 mil pela prefeitura de Caxias do Sul  - Cidades - Pioneiro

Transporte público31/08/2017 | 19h02Atualizada em 31/08/2017 | 19h02

Visate é multada em R$ 9,4 mil pela prefeitura de Caxias do Sul 

As multas foram resultado de 37 falhas no atendimento entre os dias 23 e 29 de agosto

Visate é multada em R$ 9,4 mil pela prefeitura de Caxias do Sul  Leonardo Portella/Divulgação
Foto: Leonardo Portella / Divulgação
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Fiscalizações realizadas pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) de Caxias do Sul resultaram na aplicação de uma multa de R$ 9.489,15 para a empresa Visate. Conforme a prefeitura, as multas foram resultado de 37 falhas no atendimento — 20 por omissão de viagem (volta não realizada) e 17 por atrasos, entre os dias 23 e 29 de agosto. A fiscalização envolveu oito linhas do transporte coletivo, incluindo os ônibus troncais e as linhas circulares.

As autuações foram registradas com base nas reclamações encaminhadas via Alô, Caxias – 156 (desde o início de agosto recebe as demandas da comunidade relativas ao transporte coletivo).

— Essa apuração expõe duas possibilidades: ou a empresa não estava nos repassando as denúncias, ou as pessoas não contatavam o 0800 por algum motivo. De qualquer forma, nos preocupou o grande volume de falhas identificadas — diz o secretário de Trânsito Cristiano de Abreu Soares.

O secretário ainda reforça que a população continue fazendo as solicitações pelo canal telefônico. É necessário informar o nome, número do CPF, além de detalhes sobre a linha do ônibus. Após, a demanda é enviada à SMTTM, que direcionará para o setor responsável dentro da pasta. A população poderá relatar a sua reivindicação também por meio do site https://sac.caxias.rs.gov.br/ e preencher os campos solicitados.

— É algo tão óbvio que nos faz questionar o porquê de não ter sido adotada antes. Mas queremos reiterar à população que continuem denunciado, pois nos comprometemos a apurar cada reclamação — afirma o secretário.

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A assessoria da Visate informou que a empresa desconhece o recebimento de qualquer multa, aviso ou notificação e que essas informações só chegaram à concessionária via imprensa. Sobre as possíveis autuações, a empresa reitera que, diariamente, são realizados 7.545 horários e que é impossível cumpri-los 100% por motivos alheios — desde ocorrências de faltas de motoristas por atestados, situação do trânsito e até mesmo atendimentos de saúde a passageiros.

Como funcionou a fiscalização

O relato dos problemas foram entregues às equipes de fiscalização de transportes, que se deslocam ao terminal do bairro ou às Estações Principais de Integração (EPIs). Nos locais, foi realizada a conferência da planilha de horários da linha relatada e verificado se os coletivos estão cumprindo a escala estabelecida e realizando as voltas programadas do itinerário.

Cada multa por omissão de viagem é calculada em R$ 345,06 e os atrasos recebem aplicação de infração prevista em R$ 172,53. Após o recebimento dos autos de infração, a empresa tem 15 dias para apresentar recurso.

Relação das linhas fiscalizadas:

23/08
L-30 – Montes Claros/Consolação
7h10min, 8h10min, 11h, 12h

24/08
TR01 – Troncal – EPI Imigrante/Floresta via Pinheiro
11h55min, 12h13min, 12h18min, 12h24min, 12h28min

L-56 – Circular Nordeste/Reolon/Mariani
14h19min, 14h50min, 15h46min, 15h54min, 16h10min

L-44 – Cidade Nova/Industrial
14h25min, 15h10min

L-34 – Belo Horizonte
18h, 18h20min, 19h, 19h20min, 19h40min

25/08

L-29 – Adorado/Iracema/Sto. Antonio/Jd. Da Colina

6h50min, 7h58min, 8h24min, 8h26min, 11h, 11h16min, 12h, 12h11min, 13h40min, 14h16min, 14h26min

L-30 – Montes Claros/Consolação
8h10min

L-23 – Santa Lúcia
16h50min, 17h14min

28/08
L-29 – Adorado/Iracema/Sto. Antonio/Jd. Da Colina
7h15

29/08
L-23 – Santa Lúcia
10h45min


 

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