Congresso religioso deve reunir mais de 7 mil pessoas em Caxias - Cidades - Pioneiro

Encontro25/08/2017 | 08h30Atualizada em 25/08/2017 | 08h30

Congresso religioso deve reunir mais de 7 mil pessoas em Caxias

Evento é organizado por Testemunhas de Jeová, mas pessoas de outras religiões também são convidadas a participar

Congresso religioso deve reunir mais de 7 mil pessoas em Caxias Acervo da Comissão de Mídia do Congresso Regional/Divulgação
Foto: Acervo da Comissão de Mídia do Congresso Regional / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

Um congresso religioso que começa hoje, em Caxias do Sul, deve reunir mais de 7 mil pessoas até domingo no Centro Esportivo do Sesi, no bairro Fátima. O evento é organizado por Testemunhas de Jeová, mas está aberto a qualquer pessoa que deseje conhecer melhor a religião. O tema deste ano — Não Desista! — convida as pessoas a refletir sobre os problemas da sociedade a partir dos preceitos bíblicos.

— Todos os anos os congressos têm um tema e a partir disso disponibilizamos o ensino bíblico para encorajar as pessoas. Desta vez, escolhemos este tema porque percebemos que a situação do mundo está muito difícil, tanto em âmbito econômico, quanto nos âmbitos político e religioso. Muitas pessoas não estão vendo saída para lado nenhum — reforça Lineu Postal, membro da comissão organizadora do congresso.

No país, 551 congressos ocorrerão simultaneamente em 17 idiomas. A previsão é que mais de 1,3 milhão de pessoas participem dos três dias de evento. Em Caxias, um dos encontros deste final de semana será em hunsrick, um dialeto alemão falado na região. Conforme Postal, um dos propósitos dos Testemunhas de Jeová é atingir o maior número de pessoas, por isso a preocupação em inserir novas línguas durante o congresso. São esperados participantes de 26 cidades, como Cerro Largo, Nova Petrópolis e Gramado, entre outras.  

Leia mais
Processo seletivo para UPA de Caxias tem cerca de mil inscritos
Prefeitura de Caxias extingue prazo para início de fiscalização de feirantes
Chegada do Fogo Simbólico marca início das comemorações em Caxias

Foi também devido à diversidade observada pela religião que a família de Serenela Saccardo, 28 anos, saiu da Itália em 2014 para conhecer o trabalho desenvolvido em Caxias do Sul com o dialeto talian. A família gostou tanto da região que, há dois anos, mudou-se em definitivo para Flores da Cunha.

— Meu pai começou a pesquisar e descobriu aqui no Brasil grupos de Testemunhas de Jeová que utilizavam a língua talian. Aqui, a gente faz essa obra de ensino da bíblia na nossa língua do coração. Para nós, é uma coisa muito interessante. E também gostamos muito da região, das pessoas. Os moradores daqui param para nos escutar. Na Itália, infelizmente, não é mais assim — comenta Serenela, que vive com os pais Franco, 62, e Patrizia, 58.

A família italiana irá participar do congresso nos dias 1, 2 e 3 de setembro, auxiliando na sessão de talian. 

SERVIÇO

O que: Congresso Não Desista!
Onde: Centro Esportivo do Sesi (Rua Ciro de Lavra Pinto, sem número, bairro Fátima)
Quando: sexta, sábado e domingo, sempre a partir das 9h20min. O congresso ocorre também nos dias 1, 2 e 3 de setembro.
Quanto: entrada gratuita. Pessoas de outras religiões também estão convidadas a participar.

Site

Saiba mais sobre o trabalho das testemunhas de Jeová no site jw.org/pt.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros