Cheiro ruim no Tega, em Caxias, seria causado por lodo descartado de estação de tratamento - Cidades - Pioneiro

Meio ambiente29/08/2017 | 19h24Atualizada em 29/08/2017 | 19h24

Cheiro ruim no Tega, em Caxias, seria causado por lodo descartado de estação de tratamento

A suspeita é que empresas estariam despejando ilegalmente dejetos no curso d'água

Pioneiro
Pioneiro

Moradores do bairro São José contataram o Pioneiro para informar sobre o cheiro fétido do Arroio Tega no trecho que corta a região. A suspeita é que empresas estariam despejando ilegalmente dejetos no curso d'água. O diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Gerson Panarotto, acredita que o cheiro esteja relacionado a uma manobra de limpeza dos decantadores na Estação de Tratamento de Água (ETA) Celeste Gobatto, no bairro Pioneiro. Nesse processo, realizado eventualmente, o lodo retido no fundo dos tanques e resultante do tratamento da água é descartado no arroio.

Leia mais
PF faz operação contra tráfico de drogas na Serra
Exame de DNA confirma a identidade de homem que foi esquartejado em Caxias
Criminosos invadem cracolândia em Caxias do Sul e atiram em moradora de rua

— Em períodos mais quentes e secos, como estes últimos dias, o cheiro fica mais forte mesmo. O odor é sentido pelos moradores do São José pela proximidades com a estação de tratamento. No entanto, com a lavagem e a diluição do lodo na água, a tendência é que o cheiro diminua e cesse — justifica Panarotto. 

Conforme o diretor, o Samae já assinou um termo de ajustamento de conduta (TAC) com a Secretaria de Meio Ambiente comprometendo-se a fazer adaptações na ETA, evitando que o lodo precise ser lançado no curso de água. 

— São estações de tratamento antigas, que não dispõem de estrutura para a secagem do lodo. Estamos trabalhando no projeto de reforma e ampliação da ETA e, até março do ano que vem, possivelmente, já tenhamos condições de abrir a licitação para as obras — adianta. 

Não há custo estimado do projeto, mas Panarotto afirma que, apenas a elaboração dos projetos deve custar em torno de R$ 880 mil. 

(As obras) Devem custam alguns milhões — estima. 

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros