Para avaliar reflexos da greve dos médicos em Caxias, vereadores fazem vistorias em postinhos - Cidades - Pioneiro

Crise na saúde10/07/2017 | 17h49Atualizada em 10/07/2017 | 17h49

Para avaliar reflexos da greve dos médicos em Caxias, vereadores fazem vistorias em postinhos

Presidentes da UAB e da Comissão de Negociação dos Médicos também participaram das visitas

Para avaliar reflexos da greve dos médicos em Caxias, vereadores fazem vistorias em postinhos André Pormann/divulgação
Um dos casos mais graves, segundo o vereador Rafael Bueno, foi registrado no postinho do Esplanada Foto: André Pormann / divulgação
Pioneiro
Pioneiro

Com o intuito de avaliar o reflexo da greve dos médicos do Sistema Único de Saúde (SUS), que completa três meses em julho, os vereadores Rafael Bueno (PDT) e Renato Oliveira (PCdoB), membros da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores, visitaram quatro unidades básicas de saúde (UBSs) (Esplanada, Vila Ipê, Fátima Alto e Diamantino) no início da manhã de ontem. Os presidentes da União das Associações de Moradores (UAB), Valdir Walter, e da Comissão de Negociação dos Médicos, André Pormann, também participaram da vistoria. Um dos casos mais graves, segundo Bueno, foi registrado no postinho do Esplanada.

Leia mais:
Pagar por bagagem no check-in do aeroporto é mais caro
Farroupilha ganhará hospital da Unimed
Lei da gorjeta ainda não vingou em estabelecimentos de Caxias

Segundo ele, haviam 10 vagas para atendimento com clínico geral e uma grande fila de espera. Durante a visita, um idoso teria passado mal devido à exposição ao tempo frio.

— Isso é desumano! Temos um prefeito que se preocupa com gastos financeiros, mas se esquece dos seres humanos, que agonizam na fila de espera das UBS's e do Postão — lamentou o parlamentar em nota divulgada.

Por meio da assessoria de imprensa, a secretaria municipal da Saúde informou que, no Esplanada, há três médicos de Estratégia de Saúde da Família (ESF), um ginecologista e um pediatra. Todos estariam trabalhando normalmente. A secretaria ainda afirmou que as filas são geradas nas UBSs porque muitas pessoas ainda procuram o postinho sem agendar consulta. As consultas são sempre agendadas, mas há reserva de parte delas para a demanda do dia, segundo a assessoria.

Para discutir os problemas da saúde de Caxias, incluindo superlotação do Pronto-Atendimento 24h (Postão) e a falta de profissionais, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente marcou uma reunião para esta terça, às 14h, na Câmara. Até o final da tarde desta segunda, a secretária da Saúde, Deysi Piovesan, não havia confirmado presença. De acordo com a sua assessoria, ela não tinha sido convidada.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros