Posto de saúde de Caxias é reaberto com intervenção da Guarda - Cidades - Pioneiro

Manifestações30/06/2017 | 09h05Atualizada em 30/06/2017 | 09h43

Posto de saúde de Caxias é reaberto com intervenção da Guarda

UBS do bairro Santa Fé é uma das três que tiveram paralisação na Zona Norte da cidade

Posto de saúde de Caxias é reaberto com intervenção da Guarda André Fiedler/Gaúcha Serra
Foto: André Fiedler / Gaúcha Serra
Rádio Gaúcha
Rádio Gaúcha

23 guardas municipais em quatro viaturas se deslocaram à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Fé, em Caxias, na manhã desta sexta-feira (30) para reabrir a unidade. A unidade foi uma das três da Zona Norte da cidade que não abriram no início da manhã em função de manifestações de moradores e servidores, que pedem mais médicos e melhor estrutura nos postos. As outras duas foram as UBSs dos bairros Belo Horizonte e Vila Ipê. As informações são da Rádio Gaúcha.

A Guarda também se desloca para reabrir os outros dois postos.

— Estamos aqui pacificamente para chamar atenção para as nossas UBSs. Porque com o desemprego, muitas pessoas deixaram os planos privados e estão recorrendo ao SUS, mas quando precisa de atendimento encontra essa situação caótica. Estamos exigindo apenas o que é o mínimo de direito nosso — afirma o presidente da Associação dos Moradores do bairro Vila Ipê, Eduardo Padilha. 

Conforme a secretaria da Saúde, a UBS do bairro Belo Horizonte deve ter atendimento normal durante a sexta-feira e a unidade do bairro Santa Fé irá atender a demanda do dia. O único postinho que deve permanecer fechado é o do bairro Vila Ipê. 

O que diz a secretaria da Saúde de Caxias:

UBS Vila Ipê: conta com três médicos de estratégia de Saúde da Família. Um deles está em greve, outro de atestado e o terceiro atende normalmente. Também há um médico que atende todos os dias no horário estendido da UBS, que fica aberta até as 21h. Duas vezes por semana outra médica atende no horário estendido. A ginecologista do posto de saúde se exonerou há cerca de 15 dias.

UBS Belo Horizonte: a médica da Estratégia de Saúde da Família está de licença maternidade. Tinham outro profissional que era do Mais Médicos, mas o contrato acabou e a prefeitura aguarda que o Ministério da Saúde mande outro médico. A UBS tem um clínico de 20 horas semanais, uma ginecologista e um pediatra.

UBS Santa Fé: tem dois médicos da Estratégia de Saúde da Família e uma ginecologista. Como a unidade do Vila Ipê está sem ginecologista, as pacientes estão sendo encaminhadas para o posto do Santa Fé. A unidade tinha um pediatra, porém o contrato emergencial dele terminou e a secretaria da Saúde trabalha para substitui-lo.


 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros