Cuidados domésticos simples podem evitar incêndios no inverno - Cidades - Pioneiro

Prevenção30/06/2017 | 08h00Atualizada em 30/06/2017 | 08h00

Cuidados domésticos simples podem evitar incêndios no inverno

Bombeiros alertam para o uso correto de lareiras, fogões a lenha e aquecedores

Cuidados domésticos simples podem evitar incêndios no inverno Roni Rigon/Agencia RBS
Na casa de dona Geni Assunta Ruaro, 65 anos, no bairro Jardelino Ramos, o fogão a lenha é companheiro fiel nos dias gelados Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

Os dias frios do inverno trazem consigo a necessidade de equipamentos bem conhecidos dos moradores da Serra, como fogões a lenha, lareiras e aquecedores. Contudo, por trás do aconchego produzido pelo calor, há também um perigo, por vezes silencioso: o risco de incêndios. 

Atitudes simples como não sobrecarregar tomadas ou deixar tapetes distantes dos fogões a lenha podem evitar tragédias. Conforme a sargento Marisa Richetti, do Corpo de Bombeiros de Flores da Cunha, os principais problemas relacionados a incêndios relacionados a lareiras e fogões se referem à falta de manutenção. Sem a limpeza adequada, a fuligem se acumula na saída da fumaça e pode propagar as chamas.

Leia mais
Saiba quais serviços públicos de Caxias do Sul devem sofrer reflexos da greve geral
Caxias quer rediscutir com o Daer reformulação do trevo de acesso ao bairro Santa Fé

— Também tem de se ter muito cuidado com a parte do cano que sai do fogão a lenha, principalmente em casas de madeira. Orientamos que essa superfície não seja envolvida por madeira, porque o calor pode dar início a um incêndio. As pessoas devem revestir esta parte com azulejo ou lata. Também é recomendável que o fogão seja colocado sobre pisos, e não sobre chão de madeira —  aconselha Marisa, que já atendeu duas ocorrências envolvendo princípios de incêndio próximos a lareiras nesta temporada.

Na casa de dona Geni Assunta Ruaro, 65 anos, no bairro Jardelino Ramos, o fogão a lenha é companheiro fiel nos dias gelados. É ao redor dele que a família se reúne para se aquecer e comer pinhão assado na chapa. Mas quando o fogo é acesso, os cuidados são redobrados, garante ela.

— Eu amo o meu fogão a lenha. Minha cozinha é grande, então a gente precisa aquecer de alguma forma. Mas eu não coloco tapetes ao redor nem tenho suporte para secar nada em cima dele. Inclusive, eu cuido do meu neto de nove anos, e não deixo ele sozinho perto do fogão para justamente não acontecer nenhum acidente — ensina a dona de casa.

Em relação aos aquecedores, a dica dos bombeiros é jamais cobri-los, além de mantê-los longe de cobertores e cortinas. Outro alerta é com relação à sobrecarga na rede elétrica. Manter mais do que um equipamento em uma tomada, por exemplo, pode facilitar o superaquecimento dos fios e a ocorrência de incêndios.

CUIDADOS PARA EVITAR INCÊNDIOS

Aquecedores

Ao utilizar aquecedores portáteis, mantenha-os longe de cortinas, tapetes, móveis ou outros materiais que propaguem fogo facilmente. Não deixe que crianças se aproximem do aquecedor, pois o contato direto pode causar queimaduras. No caso de aquecedores a gás, siga as recomendações de instalação do fabricante para conter os riscos de vazamento do gás. Por queimar um combustível (GLP ou gás natural), esse tipo de estufa joga no ambiente resíduos perigosos à saúde, como o gás carbônico e o monóxido de carbono. Em razão disso, ao usar esse equipamento é importante ventilar o ambiente de tempos em tempos para renovar o ar interno. 

Evite utilizar fogareiros ou aquecedores artesanais ou enjambrados.

Instalação elétrica

Fique atento a problemas na instalação elétrica e em aparelhos elétricos. Não sobrecarregue as tomadas ligando vários equipamentos no mesmo ponto, evite o uso de benjamins, os conhecidos "T", e faça uma revisão da rede elétrica regularmente.

Lareiras

Não deixe tapetes, cortinas, madeiras ou outros objetos próximos, mesmo depois de o fogo ter se extinguido, pois apenas a brasa pode iniciar o incêndio. Nunca use a lareira sem tela de proteção. Dependendo do tipo de lenha, podem pular fagulhas a grandes distâncias. Ao sair de casa, tenha certeza que as chamas da lareira estejam extintas e se o aquecedor está desligado.

Fogão a lenha

Deve ser mantido a uma distância de aproximadamente três metros de cortinas, móveis, roupas, livros ou tapetes, especialmente se tiver crianças na residência. 

Churrasqueiras

Mantenha a churrasqueira sempre limpa. As fuligens e gorduras acumuladas na canalização de saída da fumaça podem ocasionar princípios de incêndio, principalmente em restaurantes, onde o uso é quase diário.

Fonte: Comando do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) e Universidade de São Paulo (USP)



 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros