Prefeitura de Caxias fará chamamento para administração de bancos de alimentos e vestuário - Cidades - Pioneiro

Gestão14/05/2017 | 15h38Atualizada em 14/05/2017 | 15h38

Prefeitura de Caxias fará chamamento para administração de bancos de alimentos e vestuário

Convênios vencem no próximo mês

Prefeitura de Caxias fará chamamento para administração de bancos de alimentos e vestuário Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

No final do próximo mês, vencem os convênios que o município de Caxias do Sul mantém para a gestão do Banco de Alimentos e o Banco do Vestuário. Dessa vez, porém, a escolha de entidades não pode ser feita por convênio, mas por meio de um chamamento público. Assim, será necessária a abertura de um processo licitatório.O Banco de Alimentos realiza ações para arrecadação de alimentos e distribuição a entidades sociais cadastradas junto ao município. Dentro das atividades do Banco de Alimentos estão as cozinhas comunitárias que distribuem refeições a pessoas em vulnerabilidade social. As informações são da Rádio Gaúcha.

Leia mais
Moradores que tiveram casa destruídas em São Francisco de Paula vão poder sacar o FGTS
Comitiva de São Francisco de Paula vai a Brasília cobrar recursos para reconstrução

Já o Banco do Vestuário recebe material excedente de indústrias têxteis. Com a utilização desse material são ministrados cursos de capacitação.Conforme a diretora de Segurança Alimentar e Proteção Social da secretaria municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Maria de Lurdes Grison, uma nova legislação nacional impede o município firme um convênio, mas que faça um chamamento público. Ela afirma os serviços não ficarão paralisados, mas que entre junho e julho alguma cozinha comunitária poderá ficar fechada devido à adequação contratual, mas que as pessoas atendidas receberão cestas básicas. O edital para o chamamento público foi elaborado pela secretaria, foi encaminhado para a Procuradoria Geral do Município e agora voltou para a secretaria.

O Banco do Vestuário está vinculado à secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego. Conforme a direção da pasta, o edital para o chamamento público já está na Central de Licitações e aguarda publicação.Fundação CaxiasA Fundação Caxias é a entidade responsável por gerir o Banco de Alimentos e o Banco do Vestuário. São 21 funcionários da fundação ligados ao Banco de Alimentos e mais quatro ao do Vestuário. O presidente da Fundação Caxias, Paulo Poletto, explica que com o término do convênio, os funcionários serão demitidos, mas que devem ser recontratados pela entidade escolhida no chamamento público. Conforme Poletto, a Fundação Caxias também vai concorrer. 

 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros