Escoteiros de Caxias buscam redescoberta de prática com atividades de celebração - Cidades - Pioneiro

Escotismo20/04/2017 | 07h08Atualizada em 20/04/2017 | 14h33

Escoteiros de Caxias buscam redescoberta de prática com atividades de celebração

Programação da Semana do Escoteiro de Caxias do Sul prossegue até o próximo domingo

Escoteiros de Caxias buscam redescoberta de prática com atividades de celebração Clever Moreira / / Divulgação// Divulgação
Sessão solene homenageou dois grupos de escoteiros da cidade Foto: Clever Moreira / / Divulgação / / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

Os últimos dias têm sido especiais para os escoteiros de Caxias do Sul. Desde segunda-feira, diversas atividades são promovidas no município como parte da programação da 2ª Semana do Escoteiro de Caxias do Sul (a primeira oficialmente instituída por lei), que segue até domingo. 

Na quarta-feira, a Câmara de Vereadores dedicou sessão solene para homenagear as cinco décadas do Grupo Moacara, considerado um dos maiores grupos do Estado, e os 15 anos do Amigo Panda. Para esta hoje, a orientação é que escoteiros usem lenços durante as atividades diárias, incluindo ambientes escolares e trabalho.

Leia mais
"Recebemos com surpresa e espanto", diz sócio da Rek Parking sobre fraude nos parquímetros
Fraude desarticulada pelo MP desviava dinheiro de ao menos 10 parquímetros de Caxias do Sul

O diretor técnico do Grupo Moacara, Elodi Araújo, considera a programação positiva por oportunizar a divulgação do escotismo. Ainda assim, observa que uma diminuição do envolvimento dos jovens e adultos com a prática em Caxias.

— Apesar da modernização dos grupos, a qualidade das atividades tem piorado. Isso porque tem sido notada a redução da participação de adultos voluntários, que são os responsáveis por repassar os valores do escotismo — ressalta Araújo.
Ele atribui a falta de incentivo das próprias famílias que já estiveram em grupos de escoteiros e não estimulam filhos e netos a participarem.

— Infelizmente, todos estão muito ocupados com a própria rotina e acabam esquecendo a importância dos princípios éticos defendidos pelo escotismo, como o caráter, moral e a disciplina, justamente em uma época que nosso país mais carece desses atributos. Escotismo não é só acampar, envolve valores educativos — acrescenta.

Para reforçar a importância do escotismo, Araújo diz que grupos articulam formas de integrar atividades em escolas do município. A programação da 1ª Semana do Escoteiro se encerra com um piquenique no domingo na Universidade de Caxias do Sul (UCS). O município integra o 16º Distrito Escoteiro do Rio Grande do Sul, que é composto por 1.110 integrantes, boa parte em Caxias.

A celebração foi instituída por lei após aprovação de projeto de autoria do vereador Rafael Bueno (PDT) no ano passado. 

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros