Cerca de 40% das declarações do Imposto de Renda ainda não foram entregues em Caxias - Cidades - Pioneiro

Economia21/04/2017 | 12h20Atualizada em 21/04/2017 | 12h20

Cerca de 40% das declarações do Imposto de Renda ainda não foram entregues em Caxias

Dado mais recente divulgado da Receita Federal é do final da noite de quarta-feira

Cerca de 40% das declarações do Imposto de Renda ainda não foram entregues em Caxias Roberto Scola/Agencia RBS
O prazo para fazer a declaração encerra na próxima sexta-feira Foto: Roberto Scola / Agencia RBS

O dado mais recente da Receita Federal, do final da noite de quarta-feira, aponta que 56% das declarações de Imposto de Renda (IR) de Caxias do Sul foram realizadas. A previsão é que 120 mil contribuintes tenham de enviar os dados ao fisco. Na região da Receita Federal com sede em Caxias do Sul, que abrange 51 municípios, 57% das 255 mil declarações previstas foram entregues.

Leia mais
BM inaugura memorial para homenagear brigadianos assassinados em Caxias
O que significam as 2 mil prisões da Brigada Militar de Caxias do Sul em 2016

O prazo para fazer a declaração encerra na próxima sexta-feira. Embora cerca de 40% dos contribuintes da região tenham deixado para a última hora, técnicos da receita dizem que esse comportamento é comum. Entre as mudanças deste ano, passou a ser obrigatória a inclusão de dependentes a partir de 12 anos. A Receita também promoveu a atualização automática do programa gerador de declarações, sem necessidade de baixar o software. O envio das informações passa a ser automático, sem a instalação do Receitanet. O sistema também recupera os nomes ao digitar o número do CPF ou CNPJ. É possível ainda fazer a declaração online ou em dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

No preenchimento, uma das novidades é que a ficha de rendimentos isentos e não tributáveis e os exclusivamente tributados na fonte foi remodelada para o contribuinte relacionar apenas os rendimentos obtidos, mudando a sistemática dos anos anteriores que aparecia todos os tipos de rendimento na tela e o contribuinte informava o rendimento na linha correspondente.

A declaração é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis com valor acima de R$ 28,5 mil, ou quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, com soma superior a R$ 40 mil.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros