Outono começa nesta segunda-feira - Cidades - Pioneiro

Clima19/03/2017 | 18h12Atualizada em 19/03/2017 | 18h12

Outono começa nesta segunda-feira

Pode gear, mas de forma isolada, e somente a partir do mês de maio, segundo os meteorologistas

Outono começa nesta segunda-feira Marcelo Casagrande/Agencia RBS
A oscilação de temperaturas deve ser uma das características predominantes no outono da Serra gaúcha Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

É hora de tirar os casacos do guarda-roupa e deixar as roupas mais leves um pouco de lado. Os dias mais friozinhos da última semana foram uma prévia da chegada do outono, que começa exatamente às 7h29min desta segunda. A nova estação inicia-se com a promessa de ser menos rigorosa do que foi no ano passado. Pode gear, mas de forma isolada, e somente a partir do mês de maio.

Leia mais

Durante paralisação dos médicos em Caxias, Samu pode ser acionado para atender casos de emergência em UBS 

A oscilação de temperaturas deve ser uma das características predominantes no outono da Serra gaúcha, conforme a meteorologista Nadiara Pereira, da Somar Meteorologia. Segundo a profissional, haverá períodos de temperaturas mais elevadas, assim como o verão, e dias mais frios, porém com menos intensidade do que no inverno.

— Para esse outono nós não estamos prevendo ondas de frio tão duradouras. As temperaturas mais baixas devem ser registradas no mês de maio, quando teremos a entrada de ondas de frio um pouco mais intensas, e não podemos descartar a ocorrência de geada, de forma mais isolada — detalha Nadiara.

A possibilidade de geada no fim de maio e em junho, com fraca intensidade, é confirmada também pelo Climatempo. Por enquanto, segundo a meteorologista, não há influência de fenômenos climáticos como o El Niño ou a La Niña. O aquecimento das águas do Oceano Pacífico, no entanto, deve ter reflexos na atmosfera e trazer chuvas para a região Sul.

— No mês de abril, a chuva deve ser um pouco mais isolada na primeira quinzena. Já a partir da segunda semana, devemos ter episódios mais fortes. E as precipitações podem vir com um pouco mais de intensidade também entre o mês de maio e início do mês de junho, entrando num inverno um pouco mais úmido — prevê a meteorologista. 

As chuvas do final do outono devem se manter ao longo do inverno, conforme Nadiara. E, já antecipando a previsão do tempo para os próximos meses, a estação mais fria do ano não deve ser tão rigorosa quanto foi em 2016 - que teve temperaturas negativas em dias consecutivos e neve.

 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros