Umbandistas fazem lavagem simbólica das escadas da Catedral, em Caxias - Cidades - Pioneiro

Religião15/11/2016 | 20h12Atualizada em 15/11/2016 | 20h21

Umbandistas fazem lavagem simbólica das escadas da Catedral, em Caxias

Ritual encerrou programação do Dia Nacional da Umbanda

Umbandistas fazem lavagem simbólica das escadas da Catedral, em Caxias Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Dezenas de umbandistas usaram água perfumada de jasmim e alfazema para banhar a estrutura religiosa. Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

A programação do Dia Nacional da Umbanda, em Caxias do Sul, foi encerrada com a lavagem simbólica das escadas da Catedral Diocesana. No fim da tarde desta terça-feira, dezenas de umbandistas usaram água perfumada de jasmim e alfazema para banhar a estrutura religiosa, como forma de agradecimento ao acolhimento e em homenagem aos seus ancestrais.

Leia mais
Caxias aguarda posição da Uber para encaminhar projeto de regulamentação
Umbandistas se reúnem para celebrar em Caxias do Sul
Incerteza marca rotina das famílias afetadas pela desocupação no Vila Amélia II, em Caxias do Sul

Durante o dia, o grupo se reuniu no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, onde ocorreram atividades como concurso, shows e exposição de artigos religiosos. No final da lavagem das escadas, os umbandistas formaram uma roda de batuque e entoaram canções próprias da religião.

— Somente mostrando o lado cultural da nossa religião é que poderemos acabar com a intolerância — disse o pai de santo Ademir Antônio dos Santos Neves, que comandou a atividade.

A técnica de enfermagem Dorilde Zoraski, 50 anos, assistiu a lavagem das escadas acompanhada da filha, Camila Zoraski, 21:

- Eu vim por curiosidade e para conhecimento também. Eu gosto de ver coisas diferentes na cidade e quando posso eu tento participar - afirmou. 

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros