Sumiço de provas faz UCS cancelar redação do curso de Medicina - Cidades - Pioneiro

Investigação30/11/2016 | 16h14Atualizada em 30/11/2016 | 18h03

Sumiço de provas faz UCS cancelar redação do curso de Medicina

Irregularidades serão investigadas pela Polícia Federal

Sumiço de provas faz UCS cancelar redação do curso de Medicina Betina Humeres/especial/Agencia RBS
A prova de redação será refeita no dia 18 de dezembro somente para os candidatos do grupo G1 Foto: Betina Humeres/especial / Agencia RBS

O sumiço das provas de redação do vestibular de Medicina realizado no último domingo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) está sendo investigado pelo Ministério Público Federal (MPF). Por esse motivo, a redação foi anulada para 1,5 mil candidatos na tarde desta quarta-feira. Em nota divulgada à imprensa, a UCS apenas diz que foram encontrados indícios de irregularidades e não confirma o sumiço das provas. O caso é tratado pelo MPF, mas a apuração da irregularidade deve ficar sob a responsabilidade da Polícia Federal (PF).

Segundo a instituição de ensino, os candidatos fizeram os testes de redação e responderam questões objetivas para concorrer a 50 vagas do curso de Medicina. Embora a UCS e o MPF evitem detalhar quais seriam as fraudes, a falta de alguns envelopes das provas de redação teria sido constatada na segunda-feira.

Segundo o pró-reitor acadêmico da UCS, Marcelo Rossato, sempre que há indício de fraude em relação ao vestibular, o processo é suspenso. Nesse caso, a medida só vale mesmo para os candidatos de Medicina. Os concorrentes dos demais cursos já têm acesso ao listão de aprovados, que está disponível no site da instituição.

— Sabemos que isso causa transtorno ao candidato, mas a UCS sempre levou o processo muito a sério, com lisura — reforça Rossato.

Leia mais:

Ministério Público diz não ver clandestinidade na operação do Uber em Caxias do Sul
Guerra afirma não ter como pagar à vista R$ 5,5 milhões de rescisões aos trabalhadores
Após acordo com o Ministério Público, UCS vai abrir os portões para os pedestres

Nesta quinta-feira, a instituição deve divulgar um edital para a realização da nova prova de redação, apenas para os candidatos do curso de Medicina. As questões objetivas não foram anuladas. A lista dos aprovados neste curso somente será divulgada após a realização dos novos textos. A prova está marcada para o 18 de dezembro, às 10h, no campus da Cidade Universitária, em Caxias do Sul.

Confira a nota na íntegra:
A Universidade de Caxias do Sul informa que foram detectados indícios de irregularidades na prova de redação do grupo 1 (medicina) do vestibular de verão da UCS 2017, fato que está sendo investigado pelo órgão policial competente. Considerando tal ocorrência, a ucs anulou a prova de redação dos candidatos ao curso de medicina.no dia 1º de dezembro de 2016, será divulgado edital para realização da nova prova de redação para os candidatos ao curso de medicina. somente depois da realização da nova prova de redação, será divulgada a lista de aprovados no curso de medicina.

 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros