Serra recebe 56 alunos-bombeiros para curso de formação  - Cidades - Pioneiro

Batalhão20/11/2016 | 15h00Atualizada em 20/11/2016 | 15h01

Serra recebe 56 alunos-bombeiros para curso de formação 

Curso começa na segunda-feira para uma em Caixas do Sul e outra em Bento Gonçalves 

Serra recebe 56 alunos-bombeiros para curso de formação  Roni Rigon/Agencia RBS
Centro de Treinamento de Bombeiros da Serra Gaúcha, em Bento, vai receber turma 28 alunos na noite do próximo domingo  Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

A Serra Gaúcha recebe neste domingo, 56 alunos-bombeiros dentre os 260 nomeados oficialmente pelo Estado na quarta-feira. Eles irão se apresentar às 21h para iniciar o curso de formação na manhã de segunda-feira. A formatura está prevista para o dia 2 de julho. As informações são da Gaúcha Serra.

Leia mais
Polícia Civil e IGP recebem reforço de agentes da Força Nacional no RS
Mais de mil PMs são nomeados nesta quarta-feira e atuarão a partir de 2017

Serão duas turmas de 28 alunos, uma no Centro de Treinamento de Bombeiros da Serra Gaúcha, em Bento Gonçalves, e outra na sede do 5º Batalhão de Bombeiros, em Caxias do Sul. O batalhão da serra é o único do Rio Grande do Sul com duas turmas. Apenas a Academia de Bombeiros, em Porto Alegre, também terá duas turmas.

O curso é dividido em três módulos. Conforme o comandante do 5º Batalhão, o tenente-coronel Cleber Valinodo Pereira, a participação dos alunos no atendimento a ocorrências dependerá de uma determinação da Academia, o que possivelmente acontecerá após a conclusão do primeiro módulo, entre janeiro e fevereiro de 2017.

No entanto, a participação dos alunos em escalas de atividades administrativas já começa após a primeira semana do curso. Conforme o coronel, eles poderão ficar, por exemplo, de plantão para atender telefonemas. Com isso, alguma parte do efetivo administrativo poderá ser escalada na parte operacional. Mesmo assim, os alunos ficarão sob supervisão, já que muitos atendimentos envolvem orientações por telefone, como os casos de crianças que se engasgam. O coronel ressalta que o principal objetivo é formar com qualidade os novos bombeiros.

Operação Golfinho

A Serra possui 23 salva-vidas no efetivo do 5º Batalhão, o que corresponde a pouco mais de 10% do número de servidores. Uma reunião entre os comandantes da região na sexta-feira analisou como fica a situação do efetivo na Serra com a saída desse profissionais no verão para a Operação Golfinho.

 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros