Escola de Caxias cria projeto para incentivar doação de sangue - Cidades - Pioneiro

Boas ações24/11/2016 | 09h31Atualizada em 24/11/2016 | 09h31

Escola de Caxias cria projeto para incentivar doação de sangue

Alunos da Escola Senador Teotônio Vilela já mobilizaram 25 voluntários

Escola de Caxias cria projeto para incentivar doação de sangue Porthus Junior/Agencia RBS
A iniciativa surgiu enquanto as turmas trabalhavam o sistema circulatório em sala de aula Foto: Porthus Junior / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

O Dia Nacional do Doador de Sangue comemorado na sexta-feira também serve para fortalecer que os bons exemplos vêm desde a infância. Desde setembro, um projeto da Escola Municipal Senador Teotônio Vilela, no bairro Nossa Senhora das Graças, em Caxias do Sul, vem sensibilizando pessoas a doarem sangue. A iniciativa surge em boa hora já que o número de doadores e, consequentemente, os estoques de sangue diminuem com a proximidade das férias e das festas de final de ano.

Com o tema Você era a gota que faltava. Doe sangue, doe vida!, os 57 estudantes do 5º ano iniciaram o projeto com o incentivo das professoras Débora Poleto Grissang e Maria Cristine Onzi Paniz. Conforme Débora, a iniciativa surgiu enquanto as turmas trabalhavam o sistema circulatório em sala de aula e, ao mesmo tempo, souberam de um pedido do Banco de Sangue para aumentar o número de doadores.

Antes de iniciar a parte prática, os alunos fizeram uma pesquisa e desenvolveram um trabalho escrito para identificar quem pode ou não doar sangue. Após, foram em busca dos possíveis voluntários. As turmas confeccionaram um cartão e entregaram aos doadores. Para comprovar a participação, os voluntários deveriam trazer o papel carimbado pelo Banco de Sangue ou pelo Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs). Vinte e cinco pessoas já doaram sangue a partir da mobilização.

— As turmas ficaram muito empolgadas e saíram logo buscando doadores. Ainda estão envolvidos, pois o projeto seguirá até o final do ano. Os pais também ficaram animados. Alguns, bastante participativos, foram até doar sangue — comenta a professora Débora.

Leia mais
UBSs de Caxias do Sul fecham mais cedo para balanço semestral
Estradas do interior de Caxias do Sul ainda sofrem efeitos da enxurrada
Escola de Nova Prata ganha prêmio nacional de voluntariado

E o sucesso do projeto escolar não para por aí: como próximo passo, uma das turmas já está trabalhando a doação de medula, questionando e explicando para algumas pessoas selecionadas a importância de se doar.

Outras ações:

O Hemocs, o Banco de Sangue e o Hemovita promovem ações especiais nesta semana para comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue. Hoje, o Hemocs (Rua Ernesto Alves, 2.260) receberá a visita de alunos da Escola Raio de Luz e de um grupo de doadores de Vacaria. O objetivo é apresentar o processo de doação de sangue aos participantes.

Para estimular a doação, o Hemovita Banco de Sangue (Rua Bento Gonçalves, 2449) realiza até a sexta-feira o Ca-Ju Solidário. Além de auxiliar dezenas de pessoas, os doadores concorrem a uma camiseta autografada do clube de coração, Juventude ou SER Caxias.

Já quem for ao Banco de Sangue (Rua Garibaldi, 476) terá um lanche especial oferecido pela Kando Temakeria. A promoção segue até sábado.


 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros