Cavalo encontrado em Vila Oliva, em Caxias do Sul, teve que ser sacrificado - Cidades - Pioneiro

Causa animal22/11/2016 | 16h06Atualizada em 22/11/2016 | 17h48

Cavalo encontrado em Vila Oliva, em Caxias do Sul, teve que ser sacrificado

Dono do equino disse que havia perdido o animal após um rodeio

Cavalo encontrado em Vila Oliva, em Caxias do Sul, teve que ser sacrificado Divulgação/Divulgação
Cavalo foi encontrado na Estrada Luiz Daneluz Foto: Divulgação / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

Teve um desfecho triste a história do cavalo que foi encontrado agonizando no distrito de Vila Oliva, em Caxias do Sul. O animal teve que ser sacrificado devido aos ferimentos. O procedimento foi realizado por um veterinário voluntário, na noite de segunda-feira.

O caso gerou comoção nas redes sociais e evidenciou, mais uma vez, a inexistência de um serviço público para atender bichos de grande porte em situação de risco na cidade. Por volta das 8h de segunda-feira, o agricultor Leandro César Linberger encontrou o equino na estrada Luiz Daneluz. Compadecido, Linberger removeu o animal para perto de um galpão e tentou buscar ajuda. Ele só conseguiu auxílio no meio da tarde por meio do tradicionalista Solimar Daneluz e do voluntário Romanci Bessegato.

Leia mais
Abandonado e ferido, cavalo agoniza em Vila Oliva, interior de Caxias do Sul
Veterinário avaliará cavalo ferido no distrito de Vila Oliva, em Caxias

No final da tarde, o veterinário Douglas Telles examinou o cavalo e aplicou uma anestesia para aliviar a dor. Nesse meio tempo, o dono do animal soube do caso e apareceu em Vila Oliva.

— Não tinha mais como resolver e o veterinário entendeu que o animal precisava ser sacrificado. A pata  estava pendurada — diz Solimar.

Segundo o tradicionalista, o equino havia sido usado no rodeio do distrito no último final de semana. Morador de Fazenda Souza, o dono integra um piquete e teria deixado o animal num potreiro com a intenção de buscá-lo na segunda-feira.

— Ele disse que voltou para buscá-lo e mas não encontrou-o. É um homem pobre, sem condições, que ficou desesperado quando viu a situação — conta Solimar.

Com o consentimento do proprietário, o veterinário realizou a eutanásia por volta das 22h de segunda-feira.

A suspeita é de que o animal tenha sido atropelado, pois há marcas de pneus próximo ao ponto onde ele foi achado. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) investigará se houve maus-tratos. A reportagem não conseguiu localizar o dono do cavalo.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros