Carnês do IPTU de Caxias começam a ser enviados por correio em dezembro - Cidades - Pioneiro

Seu bolso19/11/2016 | 19h27Atualizada em 19/11/2016 | 21h07

Carnês do IPTU de Caxias começam a ser enviados por correio em dezembro

Prazo para pagamento com desconto à vista é o dia 10 de janeiro

Carnês do IPTU de Caxias começam a ser enviados por correio em dezembro Porthus Junior/Agencia RBS
Segundo a prefeitura, a antecipação é uma medida para dar fôlego aos cofres do município no início de 2017 Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Os carnês do IPTU de Caxias do Sul começam a ser entregues por correio a partir de 10 de dezembro, segundo a previsão da Secretaria da Receita Municipal. O prazo para o pagamento à vista com desconto foi antecipado de março, como vinha sendo nos últimos anos, para o dia 10 de janeiro. Segundo a prefeitura, a medida é para dar fôlego aos cofres do município no início do ano.

Leia mais:
Antecipação de IPTU mostra como 2017 será um ano difícil para a prefeitura de Caxias do Sul
Com comida e orações, senegaleses celebram festa religiosa em Caxias
Famílias do Vila Amélia II tentam ocupar área pública no bairro Villagio Iguatemi em Caxias
Bairro Planalto Rio Branco reivindica área de lazer, em Caxias do Sul

O desconto à vista segue o mesmo regramento dos anos anteriores: 15% para quem está em dia com a Receita Municipal e 10% para quem está inadimplente com o IPTU ou inscrito na dívida ativa do município. O valor total do carnê é cobrado no parcelamento em seis vezes — neste caso, a primeira parcela fica para o dia 10 de fevereiro.

O reajuste do valor do IPTU é de 6,79% em relação ao último exercício. Conforme a secretária da receita municipal, Maria Beatriz Monteiro, o índice corresponde à inflação medida pelo IPCA entre dezembro de 2015 e outubro deste ano, que foi o mês limite de base para o cálculo dos valores, que deve ser feito até 30 de novembro. 

O valor total de arrecadação estimado para o IPTU em Caxias é de R$ 100,4 milhões. A inadimplência no último exercício, efeito da crise, chegou a 15,3%. Conforme a secretária, é um índice significativo em relação a anos anteriores, em que a inadimplência girava em torno de 10%.

O prazo para o contribuinte que está inadimplente quitar os compromissos com a Receita Municipal a fim de ter direito ao desconto de 15% à vista é o dia 30 de novembro e há opções de parcelamento da dívida.

A expectativa da Receita é de arrecadar pouco menos de dois terços do valor total com pagamentos à vista até o dia 10 de janeiro. Nos últimos anos, o índice para pagamento em cota única tem ficado próximo de 70%.

Ao todo, são 220 mil carnês em Caxias do Sul. Conforme a secretária, houve novos cadastramentos com regularização fundiária desde o último exercício.


 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros