Após campanha de familiares de jovem que se acidentou em Flores da Cunha, Banco de Sangue agenda 21 doações - Cidades - Pioneiro

Solidariedade14/11/2016 | 14h14Atualizada em 14/11/2016 | 14h16

Após campanha de familiares de jovem que se acidentou em Flores da Cunha, Banco de Sangue agenda 21 doações

Instituição orienta que novos doares agendem suas visitas para um futuro próximo

Após campanha de familiares de jovem que se acidentou em Flores da Cunha, Banco de Sangue agenda 21 doações Maicom Cesar Bandiera/divulgação
Caminhonete conduzida por Silva colidiu contra um poste na madrugada de sábado Foto: Maicom Cesar Bandiera / divulgação
Pioneiro
Pioneiro

Acidentes graves como o sofrido por Heyzon Cavalli da Silva, 18 anos, em Flores da Cunha neste final de semana, aumentam a procura pelo Banco de Sangue, que fica em Caxias do Sul e atende 12 municípios da região Nordeste do Rio Grande do Sul. A campanha feita por familiares, que começou ainda no domingo, resultou no agendamento de 21 doações nesta segunda-feira. A administração da instituição, porém, orienta que, como o sangue tem prazo de validade, é interessante que as doações não sejam feitas em um dia apenas.

Leia mais
Família pede doação de sangue para jovem que se acidentou em Flores da Cunha
Colisão entre caminhonete e poste deixa jovem em estado grave em Flores da Cunha

De acordo com Bruna Porto Balen, a procura intensa após um final de semana é considerada normal, afinal a principal motivação para a doação de sangue é uma necessidade próxima, principalmente quando um parente ou amigo sofre um acidente. O Banco de Sangue, segundo Bruna, trabalha com estoque e os níveis estão seguros.

— Como outros produtos orgânicos, o sangue doado tem um prazo para ser utilizado ou perde sua qualidade. Então, não é interessante para nós recebermos uma grande quantidade em apenas um dia. O ideal é que um fluxo de doações se mantenha ao longo dos dias. Nossas campanhas são feitas pela conscientização da doação regular. Afinal, todos os dias há alguém precisando de sangue — explica.

O Banco de Sangue realiza em média 1,2 mil transfusões por mês. São necessárias cerca de 40 doações por dia para que esta demanda seja atendida. 

— Cerca de 60% dos doadores de sangue são de voluntários e os outros 40% são estes doadores de reposição, que doam em nome de um paciente. Nossa meta é atingir 100% de doações voluntárias, assim os pacientes e seus familiares não irão precisar se preocupar com a reposição do estoque de sangue neste momento de tragédia — analisa Bruna.

 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros