Abstenção é de 11,1% no vestibular de verão da UCS - Cidades - Pioneiro

Educação27/11/2016 | 12h23Atualizada em 27/11/2016 | 18h50

Abstenção é de 11,1% no vestibular de verão da UCS

Desafios da juventude, testes em animais e amizade foram os temas da redação

Abstenção é de 11,1% no vestibular de verão da UCS Maristela Deves/Agencia RBS
Natália Delazzeri Castilhos e Guilherme da Silva Benachio gostaram das opções da redação Foto: Maristela Deves / Agencia RBS
Maristela Scheuer Deves
Maristela Scheuer Deves

maristela.deves@pioneiro.com

Um vestibular de verão tranquilo. Assim a coordenadora do concurso deste ano da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Valneide Azpiroz, define a prova, que está ocorrendo neste domingo. Além do clima colaborar, não houve registro de nenhum candidato atrasado, nem no campus sede nem nas outras sete unidades da região que também sediam o concurso. O índice de abstenção ficou em 11,1%.

Leia também:
Caxias registra 140ª morte violenta deste ano
Do blues cantado em coro adolescente à mistura de ritmos de J.P. Soars, confira como foi a última noite do 9º MDBF, em Caxias do Sul

Os 7 mil candidatos puderam escolher entre três temas para a redação: as dificuldades e desafios dos jovens na atualidade, ser amigo ou ter amigos e testes em animais. Emanuela Casagranda, 17 anos, de Flores da Cunha, optou pelo que aborda a amizade.

— Como sou jovem, uso bastante as redes sociais e tenho muitas amizades fora delas também — justificou.

Natália Delazzeri de Castilhos, 17, que fez a prova para Administração, e Guilherme da Silva Benachio, 18, que pretende cursar Engenharia Mecânica, consideraram os temas acessíveis.

— Não fugiu muito do que a gente esperava — avalia Guilherme, que escolheu falar dos desafios dos jovens, enquanto Natália optou também pelo tema da amizade.

Para quem aguardava, as opções eram muitas, desde assistir a um documentário no UCS Cinema ou fazer aula de libras até pescaria no lago. O casal Airton Buss Júnior e Jomara Bitencourt, que veio de Ijuí para acompanhar o filho Thiago e a nora Chanadra, que tentam vaga em Medicina, optaram por ficar na sombra tomando chimarrão e lendo jornal.

— Já os acompanhamos a Passo Fundo, e nesta segunda vamos a Santa Maria, para outra prova — contou Jomara.

No lago situado ao lado do Zoológico da UCS, baterias de 20 minutos de pesca, cada uma com oito pessoas, eram organizadas por uma equipe do Instituto de Saneamento Ambiental da instituição, em parceria com a Samburá, que forneceu as varas e iscas. Até as 11h30min, mais de 50 carpas  já haviam sido pescadas — quem tinha sorte de conseguir esse peixe, podia levar para casa; se fosse de outra espécie, precisava ser devolvido.

— Gosto de pescar, por esporte, com meu pai — contou Daiane Nunes Pinto, 19, que após fazer a prova para Nutrição aproveitou para descontrair na pescaria com a família. Deu sorte: em poucos minutos, já exibia uma carpa.

Os gabaritos das provas devem ser divulgados por volta das 15h deste domingo. A previsão é de que o listão de aprovados saia na próxima quarta-feira, dia 30.

Até as 11h30min, mais de 50 carpas já haviam sido pescadas, como essa que Daiane Nunes Pinto pescou após fazer a prova Foto: Maristela Deves / Agencia RBS


 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros