UCS terá reajuste de 9,15% nas mensalidades em 2017 - Cidades - Pioneiro

Ensino superior17/10/2016 | 20h44Atualizada em 17/10/2016 | 20h44

UCS terá reajuste de 9,15% nas mensalidades em 2017

Índice, referente à inflação dos últimos doze meses, foi definido em reunião do Conselho Diretor na tarde desta segunda-feira

UCS terá reajuste de 9,15% nas mensalidades em 2017 Porthus Junior/Agencia RBS
Possibilidade de aumento de 11,45% aprovada pelo Conselho Universitário gerou protestos dos estudantes Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

O Conselho Diretor da UCS definiu ontem o reajuste das mensalidades para 2017, que será de 9,15%. O índice levou em conta a inflação dos últimos doze meses, o que para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) pode ser considerado uma vitória. Isso porque, em primeira instância, o Conselho Universitário havia aprovado um aumento de 11,45%, o que gerou não apenas voto contrário do DCE, mas protestos nas redes sociais e na própria universidade. 

Leia mais
Pela primeira vez no ano, cesta básica de Caxias fica mais barata 

Idosos sofrem mais com a crise em Caxias
Com matriz econômica variada, Farroupilha ameniza impactos da crise

— Estava se apresentando um quadro de reajuste dois pontos acima da inflação, o que seria um absurdo. Diante disso, foi uma vitória para os estudantes, porque o repasse do índice inflacionário é o que toda instituição faz. Nos últimos dois anos, a UCS perdeu cerca de 5 mil alunos, muito por conta da crise econômica, mas também por causa dos aumentos de mensalidade — avalia Otniél Alves Borges, presidente do DCE. 

A votação do reajuste iniciou às 17h e seguiu até as 18h30min, na sala da Fundação Universidade de Caxias do Sul, no bloco A. Cerca de 50 estudantes aguardaram pelo desfecho do lado de fora, até o anúncio do presidente da FUCS, Ambrósio Luiz Bonalume.

— Não adianta nós aumentarmos a mensalidade e perdermos alunos. Queremos que vocês que estão estudando, continuem estudando, e vamos atrás daqueles que nos deixaram — afirmou Bonalume ao grupo.

 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros