Período do matrículas abrirá em novembro em Caxias do Sul. Confira dicas para escolher a melhor escola - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Educação22/10/2016 | 12h05Atualizada em 22/10/2016 | 12h05

Período do matrículas abrirá em novembro em Caxias do Sul. Confira dicas para escolher a melhor escola

Proposta pedagógica e opções religiosas são questões a serem levadas em conta pelos pais e responsáveis

Período do matrículas abrirá em novembro em Caxias do Sul. Confira dicas para escolher a melhor escola Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Remí André Rodrigues irá inscrever os filhos Patrick e Nicolas na Escola Caldas Junior, onde ele também estudou Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Em função do período eleitoral, Caxias do Sul deve abrir as inscrições para as redes municipal e estadual de ensino somente no próximo mês. A Central de Matrículas reunirá as demandas das duas esferas, mas ainda não divulgou a data de início da procura. Ainda que a distribuição de vagas públicas ocorra por zoneamento, ou seja, proximidade de moradia com o colégio, é possível escolher entre as instituições oferecidas a que se enquadra mais às expectativas da família.

Confira as últimas notícias do Pioneiro

E é compreensível que a escolha da escola do filho gere insegurança nos pais: trata-se de um espaço onde a criança ou o adolescente passará boa parte do dia. Por isso, o ideal é encontrar um estabelecimento com os mesmos valores cultivados em casa. Os pais não podem abrir mão de conhecer a estrutura da escola e sua proposta pedagógica, conforme lembra a presidente do Conselho Municipal de Educação, Marcia Adriana de Carvalho.

 – Os pais devem chegar na escola, conhecer a equipe diretiva e pedir para ter acesso à proposta pedagógica e ao regimento escolar, que nada mais é do que o conjunto de leis da escola. Os pais precisam entender o que normatiza o funcionamento antes de efetivar a matrícula – aconselha Marcia.

A proposta pedagógica é, de fato, o item mais importante, conforme ela. Isto porque inclui informações preciosas acerca da média escolar: qual é a nota mínima, como é elaborada, se são aplicadas provas e com qual periodicidade. Também há um detalhe bastante significativo – os métodos de recuperação, caso o aluno não atinja a nota suficiente. 

Valores religiosos

Na rede particular, é possível identificar também se há ensinamento de valores religiosos, caso seja uma escola confessional. Em Caxias do Sul, 10 dos 12 colégios privados são vinculados a igrejas. 

– Seja na rede pública ou privada, os pais precisam ter uma ligação com a escola, seja afetiva ou apenas de confiança. Ela precisa estar alinhada com os princípios da família, não pode ser escolhida apenas por comodidade ou proximidade – avalia a supervisora educativa Margarete Camassola, do Colégio La Salle.

O militar aposentado Remí André Rodrigues explica que foi movido pelo vínculo afetivo ao inscrever os dois filhos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Caldas Junior, no Petrópolis. Remí era aluno do Caldas e esperou por alguns anos até conseguir uma vaga para Patrick, 13 anos, e Nicolas, 12:

– É uma escola que não fica só dentro da sala de aula: tem cultura, gincanas, jogos. O pessoal que trabalha ali é muito empenhado – elogia o pai.

SUGESTÕES ESCOLHER PARA A MELHOR ESCOLA

— Conheça a equipe diretiva, os professores, tenha acesso à proposta pedagógica e ao regimento escolar. São as regras que normatizam o funcionamento da instituição.

— Caso opte por uma escola particular, identifique o objetivo que você tem em termos de educação, e veja se ela corresponde a sua expectativa.

— Entenda os critérios de avaliação da escola: qual é a média, se há nota ou parecer descritivo, quais os reforços oferecidos caso o aluno tenha dificuldade de aprendizagem, se há estudos de recuperação.

— Pergunte se é uma escola confessionária, ou seja, religiosa, e veja se concorda com as atividades propostas.

— Informe-se sobre atividades complementares, horários, alimentação, conheça o cardápio para ver se é necessário mesmo levar o lanche de casa. Na educação infantil, conheça os horários de recreação e se há espaços diferentes para o aluno.

— Informe-se sobre turno parcial ou integral, tanto na rede privada ou particular.

— Na educação infantil, cheque se a escola está credenciada na rede municipal e autorizada a funcionar. Quem fiscaliza isto é o Conselho Municipal de Educação. O telefone é (54) 3214.6374

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros