Livro escrito por crianças e jovens de entidades assistenciais é lançado nesta quinta, em Caxias - Cidades - Pioneiro

Inclusão13/10/2016 | 09h01Atualizada em 13/10/2016 | 11h44

Livro escrito por crianças e jovens de entidades assistenciais é lançado nesta quinta, em Caxias

Esta é a 9ª edição da Mostra Literária da Rede Recria, criada para estimular a leitura e a produção textual

Livro escrito por crianças e jovens de entidades assistenciais é lançado nesta quinta, em Caxias Reprodução/
Tema desta edição é Ler e Escrever: da realidade à fantasia Foto: Reprodução

Histórias de vida, sonhos e fantasias de crianças e jovens atendidos pela Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente de Caxias do Sul (Recria) estão em um livro que será lançado nesta quinta-feira, às 17h, na Feira do Livro. A obra integra a 9ª edição da Mostra Literária da Rede Recria, criada em 2008 para estimular a leitura e a produção textual. São prosas, versos e ilustrações produzidos por jovens de seis a 21 anos e por educadores sociais que os atendem.

— Eles conseguem passar tudo através dos textos. Para alguns, o texto é tudo — analisa a assessora da Rede Recria, Carla Pacheco.

Leia mais: 
Imagem de Nossa Senhora Aparecida saiu ilesa de incêndio em Caxias do Sul
Campanha auxilia entidade que oferece serviço para crianças e adolescentes com câncer em Caxias


Abrir caminho para que esse público coloque pensamentos no papel é ferramenta para o aumento da autoestima, além de incentivar a articular ideias. A Rede Recria atende desde crianças que frequentam o turno inverso ao da escola a meninos internos no Centro de Atendimento Socioeducativo de Caxias do Sul (Case).

Os textos resultam de oficinas realizadas nas entidades vinculadas à Rede Recria, ministradas pelos próprios educadores. A cada ano, eles participam de capacitação antes de multiplicar o conhecimento e convidar a meninada a escrever. Neste ano, o tema da mostra foi Ler e Escrever: da realidade à fantasia.

— Muitos textos mostram a história de vida da criança. É a vida retratada — interpreta Inez Camargo Soso, diretora de Proteção Social Especial da Fundação de Assistência Social (FAS) e coordenadora da Recria.

A obra tem com textos e ilustrações de 500 crianças e jovens. Cada um deles receberá certificado e um exemplar. Os primeiros colocados de cada categoria serão premiados com troféu. Também haverá livros para o público que participar do lançamento. Os autores estarão à sua espera na feira para autografar!


 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros