Haitiano morador de Caxias pede ajuda para família que teve casa atingida pelo furacão Matthew - Cidades - Pioneiro

Catástrofe10/10/2016 | 19h19Atualizada em 11/10/2016 | 08h56

Haitiano morador de Caxias pede ajuda para família que teve casa atingida pelo furacão Matthew

Familiares de Robens Joseph tiveram a casa prejudicada com os fortes ventos provocados pelo furacão que atingiu o Haiti na semana passada

Haitiano morador de Caxias pede ajuda para família que teve casa atingida pelo furacão Matthew Jonas Ramos/Agencia RBS
Robens Joseph (E), foi um dos personagens da série Ilusões Perdidas, publicada entre abril e maio pelo Pioneiro Foto: Jonas Ramos / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Morador de Caxias do Sul, o haitiano Robens Joseph, 27 anos, pede ajuda. A casa onde seus pais e sete irmãos seus moram em Les Cayes, no Haiti, foi uma das centenas atingidas pelo furacão Matthew, que devastou o país caribenho e deixou mais de mil mortos na última semana. Vivendo na Serra há menos de um ano, Joseph trabalha em uma empresa de segurança, mas com o que recebe não consegue enviar ajuda. 

Leia mais:
Incomodados com a violência, jovens de Caxias decidem agir em busca da paz
Uber faz novas reuniões com motoristas da Serra 

_ Demorei seis meses para arrumar trabalho, mas ganho R$ 800 e só consigo pagar o aluguel. Não tenho condições de ajudar a minha família que ficou no Haiti. Estamos precisando de ajuda. O vento levou todas as telhas e muita coisa estragou _ diz o haitiano. 

Em abril deste ano, Joseph foi um dos personagens da série de reportagens Ilusões Perdidas, que retratou as dificuldades encontradas por imigrantes do Haiti e do Senegal na Serra Gaúcha. A migração em massa de haitianos para o Brasil se deu após o terremoto que, em janeiro de 2010, matou 250 mil pessoas e provocou danos irreversíveis à economia do país. 

Leia mais
Confira a série de reportagens Ilusões Perdidas

De acordo com o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM) de Caxias do Sul, não houve registro de pedido de ajuda por parte de haitianos nos últimos dias, após a passagem do furacão Matthew. Contudo, muitos ainda têm dificuldade de se comunicar em português e de procurar os serviços do município. 

Interessados em ajudar a família de Robens Joseph com doações podem entrar em contato pelo telefone (54) 8153.1319. 

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros