Chuva derruba barreiras, isola casas e arrasta animais no distrito de Vila Cristina, em Caxias - Cidades - Pioneiro

Estragos17/10/2016 | 16h28Atualizada em 17/10/2016 | 16h30

Chuva derruba barreiras, isola casas e arrasta animais no distrito de Vila Cristina, em Caxias

Comunidade está sem luz desde as 7h desta segunda-feira 

Os estragos provocados pela chuva no distrito de Vila Cristina, interior de Caxias do Sul, pairam como um fantasma da grande enchente registrada em outubro de 2000, que matou uma pessoa, arrastou casas e desabrigou famílias.

Leia mais
Granizo danifica 300 casas em Nova Bassano, na Serra 
Forte chuva causa estragos em cidades da Serra Gaúcha
Quatro pontos da BR-116 estão bloqueados em função da chuva na Serra


Desde a noite de domingo, há registros de queda de barreiras em estradas que levam para outras localidades e propriedades com acessos bloqueados. O temor maior, porém, é a possibilidade da cheia do Arroio do Ouro e do Rio Caí.A água do arroio já avançou sobre a Estrada Frederico Thomas e bloqueou o acesso para a localidade de Forqueta Baixa. Perto da ponte sobre o Rio Caí, na altura do Km 174 da BR-116, a água levou pelo menos 14 cabeças de gado de uma propriedade rural, segundo o subprefeito de Vila Cristina, Carlos Ramon:

— Tá lembrando a cheia daquele ano 2000, que foi no dia 12 de outubro. É a enchente atrasada de São Miguel que ocorre no final de setembro — diz Ramon, fazendo alusão a uma antiga crença de que o período entre setembro e outubro favorece inundações.

Na tarde desta segunda-feira, máquinas e operários trabalhavam para liberar a estrada 92, que leva para Sebastopol. Outras duas barreiras caíram na estrada do Pinhal, mas já foram removidas. Nessa mesma via, uma barreira perto da vinícola Santini só deve ser retirada na terça-feira.Vila Cristina também está sem energia elétrica desde as 7h desta segunda-feira. A previsão é de que a luz só retome por volta das 21h.

— Nossa situação está péssima. Tem muita gente que não consegue sair das casas em Nova Palmira (às margens da ERS-452) porque a chuva cavou valas nos acessos — relata o subprefeito.

Além de Vila Cristina, diversas cidades e estradas da Serra foram afetadas pela chuva. Em Nova Bassano, o granizo danificou o telhado de 300 casas na tarde domingo. A BR-116 está bloqueada em quatro pontos em Caxias do Sul, Nova Petrópolis e Picada Café. 


 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros