Campanha auxilia entidade que oferece serviço para crianças e adolescentes com câncer em Caxias - Cidades - Pioneiro

Ajude12/10/2016 | 10h00Atualizada em 12/10/2016 | 10h00

Campanha auxilia entidade que oferece serviço para crianças e adolescentes com câncer em Caxias

Recursos da Ação Infância e Vida ajudarão pacientes em tratamento no Hospital Geral

Campanha auxilia entidade que oferece serviço para crianças e adolescentes com câncer em Caxias Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Recursos da campanha ajudarão crianças em tratamento no Hospital Geral Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Recursos arrecadados por uma campanha organizada pelo Banco do Brasil beneficiam a Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente com Câncer da Serra Gaúcha (Domus). Por meio da Ação Infância e Vida, a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência às Crianças e Adolescentes com Câncer (Coniacc) recebe doações que são distribuídas entre as organizações que têm projetos voltados para a melhoria do atendimento de pessoas que sofrem com a doença que mais mata no mundo. A campanha recebe doações em dinheiro (veja como ajudar abaixo).

Leia mais
Uber faz novas reuniões com motoristas da Serra 
Uber reúne interessados em operar o serviço em Caxias

A Domus existe há sete anos e oferece, gratuitamente, à criança e ao adolescente (até 17 anos) com câncer em tratamento na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), no Hospital Geral, hospedagem com acompanhante, transporte, exames, medicamentos e atividades de lazer. Atualmente, a entidade não abriga pacientes, mas o diretor-executivo da Domus, Rocco Francesco Donadio, explica que a demanda varia conforme o número de pacientes do HG. Hoje, 48 crianças são atendidas na Unacon, mas nenhuma necessita dos serviços oferecidos pela entidade.

— Temos uma sede que acolhe o paciente com acompanhante. São pessoas que veem de outras cidades para passar por tratamento quimioterápico e não têm condições de pagar por uma estadia. Nosso trabalho evita que elas se desloquem após as sessões — explica Donadio.

A Domus também oferece atendimento odontológico, psicológico e de assistência social. O diretor-executivo ainda afirma que a entidade realiza um trabalho de capacitação de pais e professores nas escolas com o objetivo de levar conhecimento sobre as formas de prevenção do câncer. Os encontros ocorrem desde março e são agendados via 5ª Coordenadoria Regional da Saúde (5ª CRS). Até o momento, 827 pessoas, de 14 cidades, foram capacitadas.

— A identificação precoce é essencial para garantir o atendimento adequado do doente, reduzindo as possibilidades de morte. Ampliar o acesso às informações elevará o percentual de cura do câncer pediátrico. Nosso trabalho é contínuo e essa verba nos ajuda a ajudar — garante.

Para ajudar

* É possível contribuir para a manutenção da Domus com uma quantia fixa por mês ou com depósitos na conta da entidade. Para saber mais, ligue no (54) 3221.0849.
* Depósito para a Coniacc no Banco do Brasil: Agência 2870-3 / Conta-Corrente: 33.000-0
* Site da campanha: http://bit.ly/2d9UPIB

 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros