Lançado em Caxias o Outubro Rosa, campanha contra o câncer de mama - Cidades - Pioneiro

Saúde30/09/2016 | 16h00Atualizada em 30/09/2016 | 16h00

Lançado em Caxias o Outubro Rosa, campanha contra o câncer de mama

Número de mortes pela doença caiu de 58 em 2014 para 44 no ano passado

Lançado em Caxias o Outubro Rosa, campanha contra o câncer de mama Roni Rigon/Agencia RBS
O lançamento da campanha culminou com a soltura de balões rosa na frente da prefeitura Foto: Roni Rigon / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

A campanha Outubro Rosa, lançada nesta sexta-feira em Caxias do Sul, começa com um dado positivo: a queda de 24% no número de mortes por câncer de mama em 2015 em comparação com o ano anterior. Se em 2014 foram 58 mortes em função da doença, conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde, a marca caiu para 44 no ano passado. O Outubro Rosa segue durante todo o mês e a expectativa para 2016 é reduzir ainda mais o número de óbitos.

Leia mais:
Bancas da Feira do Livro de Caxias já estão abertas
Saiba quais são as causas do aumento dos homicídios em Caxias
Estudantes de Caxias do Sul avaliam a reforma do Ensino Médio proposta pelo Governo Federal


Em todo o ano passado, o Programa de Vigilância ao Câncer de Mama (Vigimama), realizou 13.937 mamografias. O tempo de espera entre a mamografia e a consulta especializada para casos confirmados da doença, que há quatro anos era de 40 dias, caiu quase pela metade: em 2015 a média foi de 23 dias.

Outro dado a comemorar: em 2008, o tumor era diagnosticado com, em média, 3,3 centímetros. No ano passado, essa medida caiu para 2,6 centímetros. O dado é comemorado porque quanto menor o tamanho do tumor e quanto mais precoce for o diagnóstico, melhor deve ser o tratamento, explica o coordenador do Vigimama, Dino De Lorenzi. Em 2017, o Vigimama completa 10 anos.

No próximo sábado, dia 8, 33 das 47 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas das 9h30min às 16h para solicitação de mamografia e coleta para exame citopatológico (veja quadro). Durante todo o mês, quatro prédios públicos serão iluminados à noite com a cor rosa, símbolo da mobilização internacional: prefeitura, Pronto-Atendimento 24 Horas (Postão), Arquivo Histórico Municipal e Monumento Nacional ao Imigrante.

Pelo quarto ano consecutivo, o símbolo da campanha do Outubro Rosa em Caxias é uma tela pintada pelo artista plástico Fábio Balen com uma releitura da Vênus, a imagem original que identifica o programa Vigimama. Mulheres que fizerem e encaminharem suas mamografias na rede municipal de saúde receberão um mimo: um espelho de bolsa. O lançamento da campanha culminou com a soltura de balões rosa na frente da prefeitura.

Programe-se

:: 8 de outubro, sábado: 33 UBSs estarão abertas, das 9h30min às 16h, para exames (Ana Rech, Bela Vista, Belo Horizonte, Campos da Serra, Centro de Saúde, Cinquentenário, Desvio Rizzo, Diamantino, Eldorado, Esplanada, Fátima Alta, Fazenda Souza, Galópolis, Madureira, Mariani, Parque Oásis, Pioneiro, Planalto, Planalto Rio Branco, Reolon, Rio Branco, Salgado Filho, Santa Fé, Santa Lúcia/Cohab, São Caetano, São Leopoldo, São Vicente, São Vitor/Cohab, Século XX, Serrano, Tijuca, Vila Ipê e Villa Lobo).

Na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), no Hospital Geral:

:: 11 de outubro, terça-feira:
14h: festa para as crianças da oncologia pediátrica
16h: soltura de balões

:: 18 de outubro, terça-feira:
14h30min: dicas e alongamento com fisioterapeutas para pacientes da oncologia
15h: oficina saudável (sucos e sanduíches) para pacientes e familiares da oncologia
15h30min: oficina de autoestima, com voluntárias do projeto Dia da Beleza
16h30min: bate-papo sobre saúde e autoestima para pacientes e familiares

:: 11 a 18 de outubro: distribuição de material informativo

A programação completa do Outubro Rosa está disponível no site www.caxias.rs.gov.br.

 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros