Rótula de acesso ao bairro Santa Fé pode sair do papel em setembro em Caxias  - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Rota do Sol26/07/2016 | 08h49Atualizada em 26/07/2016 | 08h55

Rótula de acesso ao bairro Santa Fé pode sair do papel em setembro em Caxias 

Início depende apenas que o Daer aprove modificações no projeto feitas pela prefeitura

Rótula de acesso ao bairro Santa Fé pode sair do papel em setembro em Caxias  Roni Rigon/ Agência RBS/
Foto: Roni Rigon/ Agência RBS
Pioneiro
Pioneiro

Um dos maiores gargalos trânsito em Caxias do Sul, a rótula de acesso ao bairro Santa Fé, pela Rota do Sol, pode finalmente sair do papel até setembro. Manoel Marrachinho, secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, confirmou a previsão em reunião na Câmara de Vereadores na segunda-feira. O encontro ainda debateu outras demandas dos bairros da Zona Norte da cidade.

Leia mais:
Um ano depois, saiba como estão obras em estradas e aeroporto da Serra
Daer autoriza prefeitura a construir rotatória no trevo do posto São Luiz, na RSC-453, em Caxias

A rotatória deve ser construída na RSC-453 próximo à Codeca e vai disciplinar o trânsito na região. A intervenção vai facilitar o acesso de veículos que querem ingressar no Santa Fé, Belo Horizonte e bairros próximos, já que hoje é preciso aguardar até que o movimento permita atravessar a rodovia — acidentes são frequentes no local.

A obra sairá depois que o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) autorizou a prefeitura a intervir no trecho, após um convênio entre Estado e prefeitura, já que a obra será executada no leito da RSC-453, uma rodovia estadual.. O Departamento, no entanto, solicitou mudanças no projeto. Entre as modificações requisitadas pelo Daer estão alterações na sinalização, no sentido de tráfego de algumas ruas, na reestruturação de retornos e refúgio central, na drenagem e reforço no pavimento.

A estimativa de Marrachinho é de que o novo projeto esteja pronto na primeira semana de agosto. Uma vez aprovadas as modificações, a prefeitura deve assinar contrato com a Codeca, empresa que executará os trabalhos. O valor estimado para a obra é de R$ 2,6 milhões e a conclusão é projetada para oito a 10 meses após o início.

A ideia é construir uma rotatória fechada. Os motoristas vão contornar o canteiro central para seguir em qualquer direção. Os trabalhos integram as intervenções do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM Caxias).

No encontro de segunda-feira, lideranças comunitárias ainda questionaram autoridades quanto à abertura da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Zona Norte e aos fechamentos do módulo da Brigada Militar no Santa Fé e da unidade do Corpo de Bombeiros na região, além de outras solicitações.

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros