Encontro da Família Araldi em Flores da Cunha - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória18/05/2016 | 06h00Atualizada em 18/05/2016 | 11h48

Encontro da Família Araldi em Flores da Cunha

Descendentes se reúnem neste sábado para celebrar a chegada dos pioneiros Giuseppe Araldi e Teresa Martinelli, em 1877

Encontro da Família Araldi em Flores da Cunha acervo de Itacir Araldi/divulgação
O casal Giuseppe e Teresa Araldi Foto: acervo de Itacir Araldi / divulgação

Descendentes de Giuseppe Maria Araldi e Teresa Martinelli se encontram neste sábado, dia 21, para relembrar a trajetória do pioneiro casal de imigrantes italianos. O 1º Encontro da Família Araldi ocorre em Flores da Cunha, a partir das 8h.

Segundo informações da família, Giuseppe saiu da província de Mantova, na Itália, em 1877. Porém, não há informações se ele conheceu Teresa, que era natural de Cremona, no navio ou já na Serra gaúcha — o imigrante se firmou no Travessão Felisberto da Silva, na 10ª Légua da então Colônia Caxias, hoje Flores da Cunha. 

 Encontro da Família Bolzan em Silveira Martins

Após o casamento com Teresa, ele investiu em um pequeno comércio, chegando a fazer fretes de produtos até Joaçaba (SC), conforme relato do bisneto Itacir Araldi.

Giuseppe e Teresa tiveram 14 filhos: Frederico, Ernesto, Dosolina, Adele, Maria, Margherita, Aristides, Santa Orsola, José, Ângelo, Antônio, Angela, Ermelinda e Maria Dosolina. Giuseppe faleceu em maio de 1919 e Teresa nove anos depois, em 1928. 

A família de Aristides (um dos filhos) e Berenice Araldi durante a colheita da uva em 1933. Da esquerda para direita vemos Antônio, Tereza, Berenice com o filho Armindo no colo, Dosolina, Gentil, José, Claudio e Constante Foto: acervo de Claudio Araldi / divulgação
Familiares de José Araldi, filho de Giuseppe e Teresa. Em pé, da esquerda para direita, estão Dalvina, NIlva, Irineu, Ulises, Zulmiro, Raimundo, Ângelo Gema, Terezinha e Zaida. Sentados: Dosolina Corso, Hilário e José. Foto: acervo de Susi Cassol / divulgação

Encontro da Família Carbonera em Vila Flores

Outros descendentes


Giuseppe veio da Itália acompanhado de seus irmãos Isidoro e Barbara. Isidoro casou-se com Quintila Pinardi. Da união nasceram três filhas: Ida, Adalgisa e Santina. Não se sabe ao certo o nome do esposo de Barbara, apenas que o casamento ocorreu em novembro de 1879. Eles tiveram uma filha chamada Rosa Giacinta. 

Encontro dos descendentes de Victório e Clementina Webber

Atrações

Entre as atividades do encontro estão uma missa, às 10h30min, almoço festivo, às 13h, e apresentação do livro Minhas memórias... minha história — de José Araldi, escrito por Claudio Araldi. A festa encerra-se às 21h com um jantar dançante. 

Informações sobre ingressos podem ser obtidas pelo site www.famíliaaraldi.com.br ou pelo telefone (54) 9681.8165, com Itacir.

Confira outras publicações da coluna Memória

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros