Memória: Maurício Sirotsky em Caxias do Sul - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 

História04/04/2016 | 06h01

Memória: Maurício Sirotsky em Caxias do Sul

Empresário falecido há 30 anos, em 24 de março de 1986, inaugurou a TV Caxias em 1969

Memória: Maurício Sirotsky em Caxias do Sul  Floriano Bortoluzzi/Agencia RBS
Maurício Sirotsky discursa durante a inauguração da TV Caxias Canal 8 em 1969, durante a Festa da Uva. À esquerda, a rainha Elizabeth Menetrier, Nestor Rizzo, Dom Benedito Zorzi e Dom Paulo Moretto Foto: Floriano Bortoluzzi / Agencia RBS




Maurício Sirotsky, fundador do Grupo RBS, evidenciou-se como um dos principais personagens na comunicação brasileira, implantando uma rede de televisão que valorizou as riquezas regionais e culturais do Rio Grande do Sul.

E Caxias do Sul foi privilegiada pelo projeto, sendo a primeira emissora instalada no interior gaúcho. Sirotsky inaugurou a então TV Caxias Canal 8 durante a Festa da Uva de 1969, com a colaboração dos empresários Nestor Rizzo e Ottoni Minghelli.

Inauguração da TV Caxias Canal 8 em 1969

Michelin Filmes: a Festa da Uva de 1969

Conforme reportagem do Pioneiro de 23 de fevereiro de 1969, a solenidade contou com as presenças do Ministro Mário Andreazza e da comitiva da Festa da Uva, integrada pela rainha Elizabeth Menetrier e suas princesas. Já o bispo Dom Benedito Zorzi abençoou as instalações. 

TV Caxias Canal 8 e Rádio Caxias nos tempos de Nestor Rizzo

O escritor Luiz Carlos de Lucena, 74 anos, que gerenciou a área comercial nos primórdios da RBS TV Caxias, bem como atuou em reportagens, recorda que Mauricio mantinha uma relação de confiança com seus colaboradores, além de ser uma referência na comunicação.

Quando assumiu a gerência na emissora de Erechim, em 1972, por exemplo, Lucena imaginou a dificuldade de trabalhar numa cidade onde não possuía relações. No entanto, foi bem recebido por ser um representante de Mauricio Sirotsky, pessoa admirada em Erechim.

TV Caxias Canal 8 em 1973

Alonso Cabeleireiros e um programa de entrevistas na TV Caxias Canal 8


Sirotsky palestra na Universidade de Caxias do Sul em 1977, na companhia do radialista e comunicador Nestor Gollo (ao centro). Foto: Basílio Scalco, divulgação

Palestra na UCS em 1977

Em outubro de 1977, Mauricio palestrou na Universidade de Caxias do Sul. O empresário falou sobre o tema "As Comunicações Sociais no Brasil". Na foto acima, Maurício aparece à esquerda, durante a leitura de sua biografia.

Naquela ocasião, a RBS TV Caxias inaugurava a primeira transmissão experimental em cores, cujo equipamento foi adquirido no Japão e nos Estados Unidos.

Estúdios da TV Caxias Canal 8 em 1975

A Kombi Daktari da TV Caxias Canal 8


O governador Jair Soares e Sirotsky em 1983, durante encontro em Gramado. Foto: Silvio Ávila, Agência RBS

Seminário em Gramado

O IV Seminário de Propaganda e Festival Latino-Americano de Publicidade, realizado em Gramado em junho de 1983, homenageou Maurício Sirotsky como patrono. Durante a palestra, Maurício enfatizou as qualidades e o perfil exigidos para quem trabalha na comunicação.

Trajetória em livro

Maurício Sirotsky Sobrinho nasceu em Erebango (RS), em 5 de junho de 1925. O livro Maurício - A Dimensão Humana, escrito por Moacyr Scliar, relatou a trajetória do comunicador.

Em 40 de atividades, Maurício viveu intensamente a alegria dos auditórios e a evolução do rádio, do jornal, da televisão e da propaganda. Ele morreu em 24 de março de 1986.

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros