Memória: Teatro no Cine Operário de Galópolis em 1947 - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

História07/03/2016 | 06h01

Memória: Teatro no Cine Operário de Galópolis em 1947

Na década de 1940, as apresentações teatrais eram coordenadas pelo padre Olívio Bertuol

Memória: Teatro no Cine Operário de Galópolis em 1947 Reprodução/Divulgação
Grupo de teatro era formado por moradores do antigo distrito, sob a coordenação do padre Olívio Bertuol Foto: Reprodução / Divulgação


Apresentações teatrais também costumavam movimentar o lendário Cine Operário, em Galópolis, a partir da segunda metade dos anos 1940. Era o período em que o padre Olívio Bertuol dirigia um grupo formado por integrantes do Departamento Artístico do Círculo Operário Ismael Chaves Barcellos, atrelado ao Lanifício São Pedro.

Além de participar da montagem O Homem, do dramaturgo austríaco Hugo Von Hoffmannsthal - que marcou a inauguração do novo palco do Cine Teatro Operário, em 9 de agosto de 1947 -, a trupe participou de diversas outras encenações de cunho religioso.

Para recordar do Cine Operário de Galópolis

Entre elas a peça da imagem acima, registrada pelo fotógrafo Sisto Muner. Não conseguimos descobrir o nome do texto nem o autor, mas graças à colaboração das leitoras Lourdes Diligenti Comerlato e Rosa Maria Diligenti (respectivamente, filha e neta de Victorio Diligenti, fundador do cinema), identificamos todos os "atores" e "atrizes" da época.

A partir da esquerda, na fila do meio, estão Argemiro Rigon, Elzio Diligenti, Dionisio Sandi, Nilo Forner, Vilma Stragliotto (com a coroa), Honorino Sandi, Atilio Toniolli, Ari Vial, Raimundo Pegoraro e Bonifácio Stragliotto. Na fila de trás vemos as jovens Aurora Pegoraro, Elzira Felippi e Clementina Sandi, seguidas de Ivo Vignochi, o padre Olívio Bertuol e Gemin Vial. Por fim, ajoelhadas, Zita Forner, Irondina Stragliotto, Maria Scola e Maria Terribile.

Galópolis antiga: no escurinho do cinema

Participe

Você recorda do nome da peça da foto acima ou possui outras fotos antigas desse grupo de teatro? Entre em contato com a coluna.

Confira outras publicações da coluna Memória.


Coral e músicos da banda do Lanifício São Pedro entre 1935 e 1940. Foto: Sisto Muner, divulgação

O Coral do Lanifício

Na foto acima vemos o coral e conjunto de cantores e músicos do Lanifício São Pedro, entre 1935 e 1940, defronte aos prédios do interior do complexo.

À direita, com o garrafão de vinho, está Victorio Diligenti, funcionário da fábrica e fundador do Cine Operário. Sentado à frente, entre as mulheres, aparece o gerente do lanifício, João Laner Spinato.

Residência da família Spinato em Galópolis

Museu de Território de Galópolis: um vínculo comunitário

O Instituto Hércules Galló

Boa parte da história de Galópolis, em textos e fotos, pode ser acessada no Instituto Hércules Galló (BR-116, 1.579 - Galópolis).

O espaço dispõe de terminais para consulta dos visitantes. A visitação pode ser feita de terça a sábado, das 13h30min às 17h30min, com entrada franca.
 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros