Conheça a nova estátua de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha - Cidades - Pioneiro

Religião12/12/2015 | 06h04

Conheça a nova estátua de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha

Apresentação oficial ocorre no domingo, após missa das 11h

Conheça a nova estátua de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha Porthus Junior/Agencia RBS
Nossa Senhora está de manto azul com verde, túnica rosa e véu branco Foto: Porthus Junior / Agencia RBS
Quando o manto azul que cobre a estátua de Nossa Senhora de Caravaggio for retirado, neste fim de semana, os devotos poderão checar se o pedido por mais beleza e delicadeza foi atendido. O Santuário Diocesano de Farroupilha entrega aos fiéis uma nova versão da santa mais querida da Serra Gaúcha, que substituirá a estátua polêmica que fica na rótula da RSC-453, no acesso ao templo religioso. Está em tamanho menor, mas com a mesma imponência: são 6,3 metros, contra os 8 anteriores, 25 toneladas de concreto, 400 quilos de ferro e traços mais leves na face da santa que motiva mais de um milhão de católicos a peregrinar anualmente até Farroupilha.

— O tamanho da devoção das pessoas que chegavam aqui para olhar como estava ficando o trabalho aumentava nossa responsabilidade — define o artista Gilmar Pocai, responsável pela obra, junto com Luciana Machado.

Após a rejeição da comunidade à estátua que ocupa a rótula, e será transportada na próxima quarta-feira para um estacionamento perto do Santuário, o compromisso de lapidar uma santa mais humana norteou o trabalho da dupla de escultores. Eles trabalharam em um galpão improvisado na Esplanada do Santuário, de portas abertas para o público. O acesso só foi proibido no último mês, para criar surpresa aos devotos nos retoques finais.

O protótipo, com pouco mais de um metro de altura, foi inspirado em uma imagem de madeira exposta na comunidade de Caravaggio, na Terceira Légua, em Caxias, de autoria de Tarquínio Zambelli (1854-1934). A obra de 6,5 metros difere pouco da pequena estatueta: enquanto no protótipo a santa direcionava o olhar para Joaneta, na versão final, Nossa Senhora olha para o horizonte.

— Ela acolhe quem passa pela RSC-453, está olhando para os motoristas — explica Luciana.

Entre Joaneta (para quem a santa apareceu) e Caravaggio, há uma pequena poça de água, de onde brota uma roseira. Isso respeita a iconografia da imagem, já que o milagre foi fazer brotar água de um lugar inóspito. As cores respeitam os tons litúrgicos. Nossa Senhora está de manto azul com verde, túnica rosa e véu branco. Joaneta veste marrom com um avental azul. As vestes de ambas têm bordado, traço não encontrado em imagens da santa espalhadas pelo mundo. Ela foi impermeabilizada, o que deve dar mais durabilidade para o material _ mesmo assim, rachaduras podem aparecer com o tempo. Por isso, a manutenção a cada cinco anos é essencial.

ENTENDA O CASO

:: O monumento de Caravaggio, na RSC-453, no marco zero da Estrada dos Romeiros, foi construído em novembro de 2007 e inaugurado em 28 de março de 2008. As críticas quanto à beleza da santa começaram logo após a instalação.

:: O ateliê de Ronaldo Chiaradia foi escolhido via licitação para confeccionar a estátua. Ele rebateu as críticas afirmando que construiu a estátua baseada na obra exposta no próprio Santuário. O artista recebeu R$ 179 mil da prefeitura.

:: A população considerou a imagem sem expressão, desarmônica, desproporcional. Diante das críticas, a prefeitura ordenou o retoque da escultura logo após a inauguração. Ainda assim, a estátua seguiu desagradando fiéis.

:: Em maio do ano passado, o Santuário começou a arrecadar dinheiro para construir outra imagem. Ela foi erguida num ateliê montado ao lado do templo. Os artistas são Gilmar Pocai e Luciana Machado, com suporte do assistente Arthur Rech. O preço inicial estipulado era de R$ 80 mil, mas o valor total gasto não foi contabilizado ainda.

:: A apresentação da nova santa ocorre neste domingo, após a missa das 11h, na Esplanada. Até lá, ela ficará coberta por um lençol azul. A programação segue durante o dia, com apresentação do show do Quinteto Canjerana e do Grupo Entre Céus e Bastos às 17h45min.

:: A santa polêmica, de autoria de Chiaradia, irá para um estacionamento vizinho ao Santuário. A remoção ocorre na próxima quarta-feira, em ação que começa de manhã e deve terminar de tarde.

Notícias Relacionadas

Santuário 01/12/2015 | 18h35

Nova estátua de Caravaggio, em Farroupilha, será apresentada no dia 13

Santa que ocupa a rótula da RSC-453 será removida ainda neste mês

Em obras 22/05/2015 | 07h06

Nova estátua de Caravaggio é esculpida durante romaria, em Farroupilha

Esta deve ser a última romaria com a conhecida 'santa feia'

Nossa Senhora de Caravaggio 12/12/2014 | 14h33

Imagem de santa que foi alvo de polêmica irá para estacionamento próximo ao Santuário, em Farroupilha

Transferência ocorrerá quando nova estátua estiver esculpida

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros