Primeiro núcleo do Museu de Território de Galópolis é inaugurado, em Caxias - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Patrimônio cultural28/11/2015 | 15h37

Primeiro núcleo do Museu de Território de Galópolis é inaugurado, em Caxias

Projeto pioneiro no Rio Grande do Sul quer transformar o bairro em um grande museu a céu aberto

Primeiro núcleo do Museu de Território de Galópolis é inaugurado, em Caxias Alexander Fernandes/ Foto Itália/divulgação
Instituto Hércules Galló recebe visitação extra neste domingo, dia 29, e de terça a sábado. Foto: Alexander Fernandes/ Foto Itália / divulgação
Pioneiro

A comunidade de Galópolis e convidados em geral testemunharam na manhã deste sábado o início de um projeto que, muito em breve, deverá colocar o bairro em um roteiro turístico cultural obrigatório. Trata-se do primeiro núcleo do Museu de Território, inaugurado junto ao Instituto Hércules Galló, às margens da BR-116.

Confira as últimas notícias do Pioneiro

O empresário José Galló, bisneto do empreendedor italiano Hércules Galló, pioneiro da indústria têxtil na Serra Gaúcha, ratificou  o sonho de transformar Galópolis em um museu a céu aberto. Lembrou ainda que, com a iniciativa cultural e turística, a comunidade também será beneficiada do ponto de vista socioeconômico, por meio da geração de novos negócios. 

— Isso aqui não é nosso, é de vocês — reforçou Galló.

Apresentado em março de 2014 e tornado realidade com o apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e de empresas participantes, por iniciativa do Instituto Hércules Galló, o projeto é pioneiro no Sul do país, sendo o primeiro no Rio Grande do Sul com essa concepção.

A curadora, pesquisadora e museóloga Tânia Maria Zardo Tonet ressaltou que a iniciativa faz parte da museologia social e devolve vida às casas que abrigam o museu, o que vai se estender para toda a comunidade de Galópolis, valorizando o ambiente, as pessoas, o patrimônio e até mesmo aspectos geográficos da localidade.

A solenidade teve ainda a presença do governador José Ivo Sartori, do prefeito Alceu Barbosa Velho e diversas outras autoridades. Neste domingo, dia 29, o Instituto estará aberto para visitas das 13h30min às 17h30min, com entrada franca. Durante a semana, funciona de terça a sábado, das 13h30min às 17h30min.

O Museu

O Museu de Território de Galópolis é fruto de um extenso trabalho de resgate e catalogação de objetos, fotos e informações históricas, tendo como objetivo valorizar o patrimônio cultural da região, envolver a comunidade e apresentar a história em contexto com uso de recursos de ponta. Tudo para promover a interatividade e reviver o período retratado.

Alicerçado na trajetória e no legado do italiano Hércules Galló, o museu começa neste primeiro momento nas duas casas onde o empreendedor e sua família viveram, mas irá além num segundo momento. A Casa Um (construída por Hércules Galló em 1904), a Casa Dois (que data de 1908), os jardins e a Sala Multiuso (inaugurada em março de 2014) constituem o primeiro núcleo do Museu de Território, que se estenderá na fase dois do projeto, em 2016,  por outros pontos da localidade, mapeando o território e oportunizando a manutenção da história viva para ser contata por e para todos que ali moram e visitam.

Enquanto a Casa Um abriga a Reserva Técnica e o Banco de Dados do Museu, na Casa Dois é socializada a visão do empresário no que diz respeito às suas realizações e aspectos da vivência familiar, estendendo o olhar para o seu maior legado, Galópolis e suas famílias, e passando pelo processo de restauro de suas antigas residências. O jardim rememora o espaço lúdico e de convívio da família, com flores da época e releituras de brinquedos e objetos infantis, e a Sala Multiuso abriga a realização de encontros, palestras e mostras temporárias.

A ideia é que, nas fases seguintes, a partir de 2016, cada local que integrar o Museu de Território de Galópolis receba um totem contando a sua história, de modo a registrar as diferentes técnicas e épocas construtivas neste cenário e a preservar os traços materiais e imateriais de seus personagens.

Notícias Relacionadas

Patrimônio histórico 27/11/2015 | 15h17

Museu de Território de Galópolis, em Caxias, inaugura neste sábado

Projeto pioneiro na região Sul propõe integração com o cenário histórico do bairro

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros