As obras do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM Caxias) estão na reta final, mas ainda há transtornos no trânsito, devido ao bloqueio de ruas para asfaltamento (veja ao lado). No Centro, o principal ponto será liberado apenas em janeiro: o cruzamento das ruas Pinheiro Machado e Garibaldi.
Somente após o término dessas obras é que passará a funcionar em caráter experimental o sistema de transporte público troncal (veja no mapa abaixo). Pelo modelo, as chamadas Estações Principal de Integração (EPIs) Floresta e Imigrante distribuirão os passageiros de bairros em paradas da área central, a maior parte nas ruas Sinimbu e Pinheiro Machado, em corredores de ônibus de concreto, que têm maior durabilidade para suportar o peso dos coletivos. Inicialmente, até o fim do primeiro trimestre de 2016, envolverá usuários de 18 bairros, com impacto em 40 mil usuários dia.
O objetivo do SIM é melhorar o transporte público, diminuindo em 20% o tempo de viagem.
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As primeiras medidas do programa começaram ainda em 21 de agosto de 2014, quando passaram a valer as proibições de conversões em vias do Centro, para evitar que atrapalhassem o fluxo dos ônibus.
O outro passo foi o bloqueio de pelo menos 25 ruas para obras, o que incluiu a concretagem da Sinimbu e da Pinheiro, com investimento de cerca de R$ 37 milhões.