Estátua da musa de Dante Alighieri será entregue neste sábado, em Caxias - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Patrimônio público14/11/2015 | 12h12

Estátua da musa de Dante Alighieri será entregue neste sábado, em Caxias

Família serviu de inspiração para a escultura criada pela artista plástica Dilva Conte

Estátua da musa de Dante Alighieri será entregue neste sábado, em Caxias Felipe Nyland/Agencia RBS
Enquanto a imagem de Dante fitará Beatrice, a musa terá o olhar direcionado para o horizonte Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS
Pioneiro

A neta mais velha, Camille, e as filhas Marta, Marilia e Marcia serviram de inspiração para a artista Dilva Annuncia Slomp Conte criar Beatrice, amor platônico de Dante Alighieri. 

— Ele tinha a musa dele e eu tive as minhas — conta, rindo.

O projeto, que será inaugurado na Praça Dante neste sábado, às 18h30min, começou em 2013, teve uma breve interrupção, mas foi retomado e terminado em cerca de um ano, com recursos do Financiarte.  Em bronze, a obra mede 1,80m e pesa 90kg.
Dilva começou a esculpir há 20 anos, para aplacar a saudade da filha e dois netos que haviam mudado para os Estados Unidos.

Matriculou-se no curso de Escultura e História da Arte na UCS, dentro do programa Universidade da Terceira Idade, descobriu a paixão por esculpir e, ao longo do tempo, fez cursos com mestres como Mayta Pasa, Bez Batti e Xico Stockinger.

Confira as últimas notícias do Pioneiro

Aos 84, coleciona alguns trabalhos expostos em locais públicos, como os Irmãos Bertussi, no memorial deles em Criúva, o alto relevo Acolhida, na frente do Hospital Pompéia, e uma escultura do pai, Joaquim Slomp, instalada na praça homônima em Forqueta.

Foi lá, aliás, que Dilva nasceu e teve contato pela primeira vez, na infância, com o livro A Divina Comédia, pertencente a um vizinho italiano. A fim de despertar uma curiosidade nas pessoas, decidiu fazer Beatrice sentada, contemplando o horizonte.

Ela quer que as pessoas perguntem " quem é ela?" e, a partir daí, descubram mais sobre o livro e o escritor que dá nome à praça central de Caxias. Deseja, também, homenagear as mulheres, sobretudo as imigrantes italianas, como a mãe dela.

Dilva foi casada por 59 anos com Othon Joel Conte, que faleceu em junho.
Ele era sócio, com o irmão Bernardino, da Mecânica Rodoviária S/ A e do jornal Pioneiro. Além das três filhas mulheres, é mãe de Xico e Beto e avó de Tobias, Samuel ( in memoriam), Felipe e Elena.

Notícias Relacionadas

Poeta 09/11/2015 | 17h31

Escultura da musa inspiradora de Dante Alighieri é instalada na praça, em Caxias

Obra foi criada pela caxiense Dilva Anuncia Conte, 84 anos

Cultura 23/10/2015 | 14h02

Escultura de musa de Dante Alighieri será instalada em banco da praça, em Caxias

Beatrice Portinari foi musa inspiradora de Dante

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros