Ato de vandalismo danifica imagens de santos em capitéis da Serra Gaúcha - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Religiosidade24/11/2015 | 18h12

Ato de vandalismo danifica imagens de santos em capitéis da Serra Gaúcha

Estátuas foram quebradas em Garibaldi, Caxias do Sul e Farroupilha

Ato de vandalismo danifica imagens de santos em capitéis da Serra Gaúcha Raquel Fronza/Agência RBS
O capitel foi erguido há 35 anos. Imagem de São Cristóvão foi danificada Foto: Raquel Fronza / Agência RBS
Pioneiro
Ato de vandalismo que ocorreu em comunidades de Garibaldi, Caxias do Sul e Farroupilha danificou imagens de santos instaladas em capitéis. De acordo com comunicado da Diocese de Caxias do Sul, foram quatro capitéis destruídos desde a madrugada da segunda-feira. Dois estão localizados na Linha Jacinto (distrito de Farroupilha), um em Forqueta (Caxias) e outro às margens da BR-470, no Km 221, sentido Bento Gonçalves - Garibaldi.

GALERIA DE FOTOS: confira imagens da depredação

Na comunidade de Forqueta, a imagem de São Cristóvão guardada em um capitel no Km 65 da RSC-453, foi alvo de vandalismo na madrugada da segunda-feira. O guarda de uma empresa nas proximidades avistou um carro próximo das 2h parando na frente da estrutura. Um homem teria arremessado um bloco de concreto, quebrando o vidro do capitel e a mão da estátua de São Cristóvão.

Uma imagem menor, de Santo Antônio, se partiu ao meio. Na tarde desta terça-feira, o proprietário da empreiteira Slomp, Vicente Slomp, lamentava o ocorrido. O capitel foi erguido há 35 anos após o pai do empresário, José Antônio Slomp, pagar promessa. É a segunda vez que a peça é alvo de vândalos. 

— Vamos tentar recuperar a estátua. Nós limpamos sempre o capitel, rezamos missa ali anualmente e cuidamos com todo respeito. É muito triste —avalia Slomp, que removeu a estátua quebrada da pequena capela.

Confira as últimas notícias do Pioneiro

O vigário-geral da Diocese de Caxias do Sul, padre Izidoro Bigolin, afirma que a localização das capelas escolhidas chama a atenção - já que duas ficam em beira de rodovias e duas no interior.

— Condenamos veemente a atitude, porque mexe na dignidade do nosso povo, na tradição dos imigrantes italianos_ avalia.
 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros