Rainha da Festa da Uva Giovana Crosa se despede da comunidade com saudades - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Chega ao fim04/09/2015 | 17h01

Rainha da Festa da Uva Giovana Crosa se despede da comunidade com saudades

Dentista encerra reinado deixando contribuição literária para Caxias

Rainha da Festa da Uva Giovana Crosa se despede da comunidade com saudades Jonas Ramos/Agencia RBS
O Diário de uma Rainha, escrito pela jovem e lançado recentemente, tem tiragem praticamente esgotada Foto: Jonas Ramos / Agencia RBS

O olhar marcante, a voz firme e o sorriso não abandonaram a rainha Giovana Dannenhauer Crosa durante esses dois anos de reinado.

Para princesa Gabrielle Debastiani, Festa da Uva amadurece e ensina
Princesa da Festa da Uva, Karina Furlin encara despedida com serenidade

Quando ela circula pela cidade, acena, abraça, beija quem a aborda. A pausa para fotos é obrigatória. Simpatia e dedicação integrais são deveres de quem almeja ser soberana, ensina. E são dessas atribuições, intrínsecas à bela dentista, que Giovana sentirá falta. A divertida promessa de não tirar a coroa da cabeça, dita logo após ser eleita, praticamente foi cumprida. A joia e os trajes oficiais a acompanharam quase que diariamente na atribulada agenda da soberana que se despede do título neste sábado. Era o peso da coroa que se desenhava a cada novo desafio.

— A vida da rainha da Festa da Uva é quase zero glamour e muito, muito trabalho. Ser rainha é ter um emprego. E é como se eu estivesse trocando de trabalho agora — declara.

Conheça as candidatas a rainha e princesas da Festa da Uva

O período em que tornou-se personagem pública e, não raro, centro das atenções, a transformou em uma pessoa mais simples e humilde. Afinal, precisou lidar com todo tipo de público, sempre recebendo altas doses de carinho da comunidade caxiense.
Giovana entra para a história da cidade por ser a primeira soberana a deixar uma contribuição literária. O Diário de uma Rainha, escrito pela jovem e lançado recentemente, tem tiragem praticamente esgotada. A obra traça um resumo com as principais lembranças desde a noite de 31 de agosto de 2013, quando recebeu a faixa e a coroa da antecessora Roberta Veber Toscan. Naquela noite, quando Roberta deixou o palco, Giovana entendeu que a partir dali a história da festa de 2014 estava nas suas mãos e das princesas Karina Furlin e Gabrielle Debastiani. As gurias, que formaram um trio harmônico e que se fez presente em todos os eventos oficiais, encararam esta última semana de reinado com serenidade.

— Sinto um forte aperto no peito, uma sensação de que o ciclo está acabando. Mas essa renovação é essencial, é o que faz a festa ser um sucesso — avalia.

Para suportar a forte rotina de compromissos e manter-se elegante, Giovana teve suporte forte: seus pais, Gilberto e Junez, parceiros desde o momento da inscrição, quando decidiram que Giovana seria patrocinada pela clínica odontológica da família. A irmã, Fernanda, abriu mão do sonho de concorrer para que Giovana brilhasse. O apoio do namorado Daniel também foi importante.

Agora, a rainha se prepara para focar em especializações na área odontológica e curtir a primeira sobrinha, a recém-nascida Manuela.

— Ficam só coisas boas. Meu muito obrigada para a comunidade caxiense, que é quem faz a festa — agradece.

Notícias Relacionadas

Despedida 04/09/2015 | 17h02

Para princesa Gabrielle Debastiani, Festa da Uva amadurece e ensina

Estudante se despede do trio de rainha e princesas com sentimento de gratidão

Detalhes 04/09/2015 | 17h01

Princesa da Festa da Uva, Karina Furlin encara despedida com serenidade

Karina Muniz Furlin entrega a coroa de princesa neste sábado

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros