Feggart vai reunir mais de 1,3 mil competidores em Farroupilha - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Tradição gaúcha23/07/2015 | 16h59

Feggart vai reunir mais de 1,3 mil competidores em Farroupilha

Evento comemora os 80 anos da cidade

Feggart vai reunir mais de 1,3 mil competidores em Farroupilha Porthus Junior/Agencia RBS
Além de danças tradicionais, participantes concorrem a oito modalidades individuais Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

De hoje a domingo, Farroupilha vira ponto de encontro de gaúchos de todas as querências com o Festival Gaúcho e Gastronômico de Arte e Tradição (Feggart). A programação comemora os 80 anos da cidade, mas é também um retorno à própria origem, relembrando o extinto Festival Gaúcho de Arte e Tradição (Fegart), primórdio do que é hoje o maior evento de arte amadora da América Latina, segundo a Unesco: o Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (Enart), que ocorre anualmente em Santa Cruz do Sul.

Confira a programação completa no blog De Galpão

Em Farroupilha, o Fegart ocorreu entre 1985 e 1996. Dezenove anos depois,  as portas da cidade abrem-se para tradicionalistas de todo o Estado. Mais de 1.350 competidores disputam provas de danças tradicionais e oito modalidades individuais, como chula, declamação e gaita.

As danças tradicionais, a categoria preferida do público, conta com 33 grupos inscritos, entre eles o maior campeão de todos os tempos do Fegart/Enart, o CTG Aldeia dos Anjos. A entidade, de Gravataí, contabiliza 10 títulos de campeã e virou referência no cenário artístico regional e nacional.

O CTG Ronda Charrua, de Farroupilha, campeão do Fegart em 1990 e do Enart em 2013, também sobe ao palco com a releitura de "Um certo capitão Rodrigo", baseada na obra O tempo e o vento, de Erico Verissimo, apresentada em 2012 em Santa Cruz do Sul.

O Feggart mobilou Farroupilha. Dançarinos e tradicionalistas que participaram do festival na década de 80 e 90 deixaram de lado os compromissos com suas próprias entidades, arregaçaram as mangas e ajudaram a organizar os três dias de festa: tudo para que o festival batizado de "edição de ouro" seja assim lembrado pelas 50 mil pessoas esperadas pelo município.
 
AGENDE-SE

O que: Festival Gaúcho e Gastronômico de Arte e Tradição (Feggart)
Quando: 24 a 26 de julho
Onde: Parque Cinquentenário, em Farroupilha
Ingressos: R$5 (criança de até sete anos não paga)
Estacionamento: R$ 10
Informações: www.feggart.com.br

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros