Frei Jaime Bettega: quem pisa sempre o mesmo chão poderá diminuir os horizontes - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

#freijaimenopio16/06/2015 | 06h01

Frei Jaime Bettega: quem pisa sempre o mesmo chão poderá diminuir os horizontes

A vida seria diferente se todos entendessem que há algo maior a ser conquistado e não somente coisas materiais



Bom dia! Olhando longe, sentindo o pulsar da vida, reorganizando algumas ideias, renovando a certeza de que vai dar certo. Sim, vai dar certo.

“A cabeça pensa onde os pés pisam.” (Paulo Freire)

Os pés sabem o significado da corrida diária. A velocidade tende a ser cada vez maior. Tal constatação não deve gerar preocupações. A busca pelo equilíbrio também está mais visível. Aos poucos, a maturidade vai inspirando o melhor jeito de viver. A realidade, onde se está inserido, não acolhe apenas os pés que pisam firme. Ela inspira o que vai circulando, em forma de pensamento, reavivando a compreensão.

Não basta pensar. É preciso acolher a realidade que aproxima a cabeça dos pés. Se os passos trilham sempre o mesmo caminho, a cérebro não captará nada de novo. Não se trata de buscar somente novidades. A rotina, num certo sentido, faz bem. Se não fosse a rotina, seria difícil manter um nível adequado de espontaneidade. Porém, é necessário pensar a realidade.

A tentação de apenas fazer, sem levar em conta o valor da reflexão, tem comprometido a esperança. Quem pisa sempre o mesmo chão poderá diminuir os horizontes. O conhecimento é fabuloso. Pensar é um exercício que reaviva o idealismo. Tomara que os pés ajudem a espantar a coletânea de pensamentos negativos que alguns acumulam na bagagem. Os pés foram feitos para ajudar a vida a avançar. Se no coração há esperança, os pés não cansam. As complicações surgem quando a cabeça não pensa longe.

A vida seria diferente se todos entendessem que há algo maior a ser conquistado e não somente coisas materiais. Conhecer a realidade onde se está inserido é fundamental. Ser capaz de superar alguns limitadores é uma questão de ideal e de esforço. Os sonhos podem movimentar os pés para outros caminhos, novas direções.

Bênçãos! Paz e Bem! Santa Alegria! Abraço!

PIONEIRO

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros