Católicos se preparam para o Corpus Christi na Serra - Cidades - Pioneiro

Religiosidade02/06/2015 | 16h02

Católicos se preparam para o Corpus Christi na Serra

Em Caxias do Sul e Antônio Prado, tapetes serão feitos com agasalhos doados

Católicos se preparam para o Corpus Christi na Serra Gabriele Baruffi / Divulgação/
Em Garibaldi, tapetes começam a ser confeccionados na manhã de quinta-feira Foto: Gabriele Baruffi / Divulgação
Pioneiro

Seguindo a tradição, nesta quinta-feira as ruas de diversos municípios da Serra ficam mais coloridas. Os tapetes de Corpus Christi, feitos com serragem tingida ou agasalhos a serem doados, criam um cortejo para a presença de Jesus Cristo no mesmo dia da semana em que Ele celebrou a Santa Ceia.

Em Caxias do Sul, a missa na Catedral começa às 14h30min e em seguida há procissão no entorno da Praça Dante Alighieri. Os tapetes com cobertores começam a ser feitos às 12h30min da quinta-feira. Na comunidade católica do Bairro Galópolis, pelo 10º ano confecção dos tapetes de serragem começa às 20h da quarta-feira. Às 9h30min de quinta haverá missa, seguida de procissão ao redor da praça.

Na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, em Farroupilha, a missa acontece às 15h, com encenação do Evangelho, seguida de procissão no entorno da catedral. Este ano a paróquia não vai confeccionar tapetes.

Em Antônio Prado, os tapetes com agasalhos doados devem tomar toda a quadra em frente à Igreja Matriz a partir das 8h de quinta-feira. A missa em frente ao tempo inicia às 15h, mas não haverá procissão.

Na Matriz de Garibaldi, a procissão ocorre logo após a Santa Missa Campal, marcada para as 9h30min. Os tapetes de serragem começam a ser feitos às 6h e devem cobrir 415 metros em quatro ruas, na escadaria e no largo em frente à Igreja Matriz São Pedro. Haverá postos para coleta de alimentos não perecíveis e material de limpeza, que serão doados a entidades beneficentes de Garibaldi.

Em Bento Gonçalves três comunidades participam da celebração. As igrejas Cristo Rei e São Roque realizam missa às 9h, seguidas de procissão ao longo dos tapetes de serragem colorida. Na Igreja Santo Antônio acontece Missa Campal e procissão a partir das 15h. A Trezena está marcada para as 18h.

Já em São Marcos, a colocação da serragem colorida dos tapetes começa às 6h. Serão 2 mil metros quadrados de desenhos, que envolvem 800 voluntários. A missa acontece às 15h.

Em Flores da Cunhaprogramação inicia às 9h30min com missa em frente à Igreja Matriz, procissão e bênção ao Santíssimo Sacramento, além de tapetes de serragem. Ao meio-dia haverá almoço partilhado no salão paroquial (cada romeiro deve levar um prado de doces ou salgados). Às 13h30min inicia a caminhada de fé até o Eremitério Frei Salvador, em torno de dois quilômetros do centro da cidade, seguida de missa com bênção da saúde, dos pães, das mudas de hortaliças e de sementes, que serão distribuídas aos romeiros.

Notícias Relacionadas

Celebração 02/06/2015 | 13h01

Bases dos tapetes de Corpus Christi começam a ser colocadas em Flores

Ruas em torno da Praça da Bandeira estão bloqueadas

Trânsito 01/06/2015 | 15h01

Ruas serão bloqueadas para confecção dos tapetes de Corpus Christi, em Flores

A tradicional missa será realizada às 9h30min desta quinta-feira

Religiosidade 25/05/2015 | 10h30

Flores da Cunha divulga Corpus Christi no Mercado Público, em Porto Alegre

Um tapete com o desenho que remete aos 140 anos da imigração está exposto no local

Religiosidade 07/05/2015 | 17h58

Iniciam-se preparativos para celebração de Corpus Christi, em Flores da Cunha

A coloração da serragem para a confecção dos tapetes começou nesta quarta-feira

 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros