Canoagem para idosos tem fila de espera em Caxias do Sul - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Melhor Idade26/06/2015 | 19h06

Canoagem para idosos tem fila de espera em Caxias do Sul

Projeto começa com 60 participantes. Lotadas, turmas têm duas aulas por semana da modalidade no Complexo Dal Bó

Canoagem para idosos tem fila de espera em Caxias do Sul Felipe Nyland/Agencia RBS
Idosos mostram agilidade e superação ao praticar a modalidade no Complexo Dal Bó Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS
Adrenalina e desafios marcam as aulas de canoagem no projeto para idosos de Caxias do Sul. Com as turmas lotadas e fila de espera, os 60 participantes, todos com idades acima dos 60 anos, participam de quatro horas semanais.
 


Cada aluno tem duas aulas por semana. Além do esporte, eles recebem transporte, lanche e uniforme. O coordenador Eduardo Costa destaca o Projeto de Canoagem para Idosos como pioneiro no Brasil.

As aulas gratuitas ocorrem no Centro Esportivo do Sesi, junto ao Complexo Dal Bó, no bairro Fátima, de segunda-feira a sábado, pela manhã e à tarde (exceto nas quartas e sábados, quando o projeto funciona somente pela manhã).

— A receptividade ao projeto por parte dos alunos e da comunidade foi extraordinária. A frequência dos alunos está perto dos 90%. Mesmo em dias de frio extremo, como aconteceu na última semana, a presença das turmas não baixou — explica Costa.

A metodologia de ensino é a mesma adotada para qualquer aluno. A prática começa em embarcações de grande estabilidade e, com o passar do tempo, conforme a evolução de cada um, o canoísta começa a utilizar embarcações menos estáveis e mais rápidas.

A modalidade traz inúmeros benefícios para a saúde do praticante, aumenta a autoestima e derruba barreiras psicológicas, como o medo da água.

— Além das atividades específicas da modalidade,  realizamos diversos tipos de atividades físicas, como caminhadas orientadas, exercícios de fortalecimento e de resistência muscular e, exercícos de equilíbrio — acrescenta o coordenador.

Para garantir a segurança, todas as aulas práticas são executadas com o uso de colete salva- vidas. O projeto conta com uma equipe de quatro professores de Educação Física.
Os interessados não precisam ter qualquer conhecimento prévio para fazer parte do projeto. Se o aluno deixar de ir ao programa três vezes ao mês, ele perde a vaga.

Para participar

Os interessados em entrar na lista de espera devem comparecer ao Centro Esportivo do Sesi ou enviar um e-mail para canoagem paraidosos@gmail.com.

Notícias Relacionadas

Melhor Idade 15/06/2015 | 06h31

Dois idosos sofrem algum tipo de violência por dia em Caxias do Sul

Muitos dos 55 mil idosos que vivem na cidade sofrem algum tipo de agressão por aqueles que deveriam cuidar deles

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros