Bastidores apontam que desfile da Festa da Uva deve ocorrer na Rua Plácido de Castro - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Corso alegórico23/06/2015 | 19h29

Bastidores apontam que desfile da Festa da Uva deve ocorrer na Rua Plácido de Castro

Opção que mais pesa no momento é pela retirada do Corso da Sinimbu

Bastidores apontam que desfile da Festa da Uva deve ocorrer na Rua Plácido de Castro Gabriel Lain/Especial
Desfiles ocorrem na Sinimbu desde 1958 Foto: Gabriel Lain / Especial

Ainda não há posicionamento oficial sobre o endereço dos desfiles da próxima Festa da Uva, ano que vem. No entanto, as articulações nos bastidores dão conta que a opção mais forte será pela retirada da atração na Rua Sinimbu, cenário do corso alegórico desde 1958, para a troca pela Rua Plácido de Castro, bairro Exposição, asfaltada em fevereiro deste ano para o desfile do Carnaval. Um grupo de lideranças ligadas à cultura no município foi consultado pelo Pioneiro em abril, quando a discussão tomava forma. Na ocasião, a maioria opinou a favor da permanência na Sinimbu. Desta vez, porém, três dos sete preferem a Sinimbu. Um dos entrevistados mudou de opinião favoravelmente à Plácido, e os demais optaram por não opinar.

MURAL: Onde os desfiles da Festa da Uva devem ocorrer? Na Sinimbu, na Plácido de Castro ou em outro ponto?


O grupo é liderado pela secretária municipal de Cultura, Rubia Frizzo, e se reuniu apenas uma vez, há pelo menos dois meses. O encontro foi na sede da Secretaria de Cultura e teve a presença de cerca de 20 pessoas. A maioria delas represava entidades ligadas à prefeitura, além de historiadores. Ocorreu até uma espécie de votação informal, já que todos quiseram expressar opinião. O resultado não-oficial apontou preferência "majoritária" pela Plácido, garante Rubia, e combinou-se novo encontro em alguns dias. A nova reunião foi cancelada e, desde então, o grupo não se encontrou novamente. Em reunião com data a ser definida, será apresentado aos membros da comissão um laudo técnico com os prós e contras de cada um dos endereços em pauta.

— Profissionais estudam assuntos bem pontuais, como por exemplo, quantas pessoas cabem nas arquibancadas, onde é melhor para o desembarque de ônibus, aspectos desse tipo. Isso será apresentado ao grande grupo — confirma Rubia.

Pessoas ligadas ao estudo técnico adiantam que o resultado está em formatação, mas pende favoravelmente à Plácido. Aspectos como posição das arquibancadas, a rua plana e recém-asfaltada e a proximidade com o prédio da Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa) ganham espaço diante do aspecto histórico e estético da Sinimbu.

ENQUETE: Onde você prefere que ocorram os desfiles da Festa da Uva?

Ainda não há data para a decisão, que já foi adiada pelo menos duas vezes, mas o presidente da Festa da Uva, Edson Néspolo, afirma que o assunto deve ser resolvido até o fim de julho. O presidente, que admite votar favoravelmente à Sinimbu, afirma que não irá interferir na decisão, mesma postura que o prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) diz que terá. O chefe do Executivo, no entanto, não faz mistério quanto à preferência pela Plácido.

— Sei que a comissão está bastante focada em pareces técnicos, então, pode ser por isso que agora prefiram a Plácido. Aceitarei qualquer decisão — garante Alceu.

As opiniões

Tânia Tonet, pesquisadora
:: Em abril, preferiu não opinar.
:: Agora: "Sei que há uma comissão técnica analisando o local ideal, e confio nesses profissionais. Há uma defesa pela Catedral no quesito artístico, mas acho que é preciso começar a pensar na mobilidade de Caxias do Sul, levando em conta o trânsito. Como isso vai acontecer, eu não sei, e prefiro não opinar".

Fernando Bertotto, presidente da Associação dos Amigos da Casa da Cultura
:: Em abril, era favorável à Sinimbu.
:: Agora: "Voto agora pela Plácido. Acredito que lá ocorra de forma melhor, por ser um trecho todo em linha reta, também pelos carros serem construídos na Maesa e serem levados até o desfile de forma mais prática. Acho a mudança bastante válida".

José Clemente Pozenato, escritor
:: Em abril, favorável à Sinimbu.
:: Agora: "Eu já expus minha opinião de que se mantenha na Sinimbu. O centro da festa é o corso, e não faz sentido tirá-lo do Centro. Se é para remover ele daí, que tenha todas as condições para isso. Se há problemas na Sinimbu, por estar na área central, transferi-la para um ponto próximo dali não eliminaria os problemas".

Cleodes Piazza Júlio Ribeiro, pesquisadora
:: Em abril, favorável à Sinimbu.
:: Agora: "Continuo com minha opinião a respeito da Sinimbu, e expus isso na reunião em que fui convidada a ir. Ela converge com o corso, com a praça, que cumpre seu papel estético de forma divina, o chafariz. Logo ali está o prédio da Eberle, bastante significativo à história de Caxias do Sul. Sei que há um limitador em termos da acomodação das pessoas quanto às arquibancadas, mas preciso ouvir mais argumentos dos que defendem a Plácido".

Ana Maria Alberti, presidente do Conselho Municipal de Cultura
:: Em abril, votou favorável à Sinimbu.
:: Agora: "Mantenho minha opinião. Sou a favor do Centro, precisa ser lá. A reunião que teve não foi decisória".

Eloisa Tondo, presidente da Associação dos Amigos do Largo da Estação
:: Em abril, preferiu não opinar.
:: Agora: "Para nossa associação, o foco estava na discussão sobre o local da realização da Feira do Livro. Até debatemos o desfile da Festa da Uva entre os associados, mas não se chegou a um consenso, falou-se sobre um ponto mais próximo dos próprios Pavilhões. Mas não participamos desse debate".

Jayme Paviani, escritor
:: Em abril, não foi localizado pela reportagem do Pioneiro.
:: Agora: "Não participei da reunião e, por isso, não tenho opinião formada".

Notícias Relacionadas

R$ 120 mil 30/04/2015 | 12h28

Desfiles da Festa da Uva e do Carnaval de Caxias no mesmo espaço podem gerar economia

Plácido de Castro e Sinimbu são as duas opções

Discussão 22/04/2015 | 16h01

Audiência pública para discutir local dos desfiles da Festa da Uva está descartada

Decisão caberá à comissão formada por um grupo de entidades ligadas à cultura

Discussão 20/04/2015 | 16h31

Local que receberá desfile da Festa da Uva, em Caxias, será definido em um mês

Prazo foi informado nesta segunda-feira, durante anúncio dos nomes da Comissão Comunitária

Alterações 21/01/2015 | 14h05

Desfile da Festa da Uva, em Caxias, pode mudar de endereço já na próxima edição

Prefeito Alceu Barbosa Velho não descartou alteração, mas disse que discussões ainda são necessárias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros