Novidades marcam a Semana do Meio Ambiente de Caxias - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Conscientização25/05/2015 | 17h52

Novidades marcam a Semana do Meio Ambiente de Caxias

Entre elas, Eco Fashion, Feira Ecosolidária e Ecoleilão

Aline Ecker/Gaúcha Serra

aline.ecker@rbs.internal

A Semana Municipal do Meio Ambiente de Caxias, que ocorre de 1º a 5 de junho, foi remodelada para a edição de 2015. Com a intenção de atrair um público novo e chamar a atenção da sociedade para a preservação ambiental, o evento conta com novidades, como a Feira Ecosolidária, Ecoleilão e o Eco Fashion.

A programação deixa a Praça Dante Alighieri e vai para o Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva. A mudança de local foi realizada para garantir a presença da comunidade,  mesmo em caso de chuva. O tema deste ano é Caxias mais Verde. Juntos pelo Meio Ambiente.

A programação chama a atenção pela inovação. A única atividade que se repete é o Congresso Municipal, já realizado no ano passado. Desta vez, a proposta é refletir sobre o uso e a ocupação sustentável do solo.

O evento ocorrerá no dia 1º de junho a partir das 8h30min. Estão previstas ainda para este dia as "Salas Verdes", que são oficinas de educação ambiental. A criação artística será a partir de material reciclável e as oficinas estão divididas em Boneca Fuá, Cartões Temáticos, Coruja de Papelão, Boneca Chaveiro e Brinquedos e Utilidades em Pet.

Já 1º Eco Fashion está terá Mesa Redonda e desfile. Durante o bate-papo com profissionais e especialistas em moda, a proposta é trocar conhecimentos relacionados ao uso sustentável de materiais em criações de moda e em outros setores de produção. Já o desfile envolve conceitos e metodologias de produção de roupas e acessórios que não prejudicam o meio ambiente.

Uma das atrações do desfile será o vestido Caxias Mais Verde, que será leiloado no 1º Ecoleilão Beneficente. Os recursos do Jantar e do Ecoleilão serão revertidos para a construção de uma área verde no bairro Pioneiro.

Chama atenção ainda a 1ª Feira Ecosolidária que será um espaço onde a comunidade irá experimentar um novo sistema econômico. Isso porque os participantes irão trocar resíduos, como eletrônicos e eletrodomésticos, e receber em troca "moedas verdes" que serão usadas para adquirir produtos reaproveitáveis, criados por empresas que respeitam o meio ambiente.

De acordo com a diretora geral da Secretaria do Meio Ambiente de Caxias, Letícia Dias Gonçalves Lima, a proposta deste ano é renovar o público e, principalmente, despertar a consciência da comunidade. Ela ressalta que a responsabilidade pelo equilíbrio ambiental é de todos e, portanto, é preciso o engajamento da sociedade. A diretora destaca ainda que o desfile será inovador e ousado. 

— Caxias do Sul chegou num ponto em que precisa avançar na questão ambiental. Elaboramos um projeto diferenciado porque temos que mobilizar e conquistar um novo público. Ao longo dos anos, os estudantes se tornaram nosso público alvo e nossos parceiros, mas precisamos conquistar a atenção de demais agentes transformadores, como os acadêmicos, empresários e famílias para que a mudança aconteça — afirma Letícia.

Para encerrar a Semana, será realizado o Mega Plantio, em 5 de junho, que é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A atividade é a primeira etapa do Projeto Arvorecer, que faz parte do plano municipal de arborização urbana de Caxias do Sul.

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros