Após lei, Monumento ao Imigrante é reconhecido como símbolo de Caxias - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 

Patrimônio histórico18/05/2015 | 13h44

Após lei, Monumento ao Imigrante é reconhecido como símbolo de Caxias

A lei sancionada na manhã desta segunda-feira marcou a abertura da programação da 13ª Semana Nacional dos Museus

Após lei, Monumento ao Imigrante é reconhecido como símbolo de Caxias Jonas Ramos/Agencia RBS
Monumento simboliza a luta dos imigrantes na busca por prosperidade em solo brasileiro Foto: Jonas Ramos / Agencia RBS
Pioneiro

A lei que reconhece o Monumento Nacional ao Imigrante como símbolo oficial de Caxias do Sul foi sancionada pelo prefeito Alceu Barbosa Velho na manhã desta segunda-feira. O ato marcou a abertura da programação da 13ª Semana Nacional dos Museus.

O monumento foi inaugurado em 28 de fevereiro de 1954 pelo então presidente, Getúlio Vargas. Inicialmente foi idealizado para homenagear os colonizadores da Serra Gaúcha e a imigração italiana no Estado, porém sua destinação foi alterada um ano antes da sua inauguração, em 1953, pela Lei nº 1.801, que determinou que fossem homenageadas todas as etnias que contribuíram para a povoação e progresso do Brasil, passando a ser um monumento nacional.

Segundo a secretária da Cultura, Rubia Frizzo, de 1875 a 1914 chegaram mais de 150 mil imigrantes no Estado, e destes, metade vinda da Itália se estabeleceu na região Nordeste do RS.

— Hoje continuamos recebendo imigrantes. São senegaleses, africanos, latinos em busca de uma melhor oportunidade de vida. O Monumento ao Imigrante é um registro do passado, que entende o presente e pensa no futuro.

O prefeito Alceu cumprimentou o vereador Gustavo Toigo (PDT) pela proposição da lei que torna o monumento como símbolo de Caxias.

— Agora o monumento é de direito o símbolo da cidade, pois antes ele já era de fato.

As comemorações dos 140 anos da Imigração Italiana terão início nesta quarta, em Caxias, com a exposição ‘Caxias do Sul em Dois Tempos’, de Severino Schiavo, e a partir das 20h30min, o concerto ‘C'era una volta in America’ da Orquestra Municipal de Sopros.

Notícias Relacionadas

Legislativo 16/04/2015 | 19h55

Monumento ao Imigrante se tornará símbolo de Caxias do Sul

Câmara de Vereadores votou de forma unânime, e agora falta a sanção do prefeito

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros