Veranópolis além do óbvio: conheça pontos turísticos e novidades - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Turismo10/04/2015 | 06h28

Veranópolis além do óbvio: conheça pontos turísticos e novidades

Cidade sedia, a partir de hoje, a 9ª edição da Femaçã

Veranópolis além do óbvio: conheça pontos turísticos e novidades Simone Ferrazzo/Divulgação
Sítio na comunidade de Nossa Senhora da Paz, Tedesco Villa D'Asolo Foto: Simone Ferrazzo / Divulgação

Eu achava que conhecia Veranópolis, mas, não. Especialmente na última década, a cidade investiu em atrativos turísticos e se reinventou. E fez isso da forma mais interessante: oferecendo experiências, não lugares a serem visitados. O município abre nesta sexta, às 17h, 9ª Festa Nacional da Maçã (Femaçã), no Parque de Exposições José Bin.

A paisagem, por si só, é linda. Encravada no Vale das Antas, Veranópolis tem mirantes como o do Espigão ou da Cascata dos Três Monges, que são de tirar o fôlego. Mas, o passeio, desta vez, não é por ali. Há muito mais a ver e provar na terra onde o agricultor José Bin plantou a primeira macieira do Estado na comunidade de Lajeadinho, em 1935, com sementes vindas da Califórnia, EUA.

Atualmente, mesmo com a indústria puxando a economia, as maçãs são uma cultura ainda preservada, embora a maior produção agrícola seja a de uvas. O pioneirismo do cultivo é lembrado pela Femaçã, boa desculpa para ir até a cidade e conhecer uma outra Veranópolis.

O prefeito Carlos Alberto Spanhol está animado:

— Quem conquistou a Femaçã foi a comunidade de Veranópolis. Cabe a nós darmos continuidade e solidificar a imagem de Berço Nacional da Maçã.

O presidente da Femaçã, Leocrides Bataglion, destaca que o Parque de Exposições José Bin está pronto para receber o visitante:

— Estamos engajados para que a Femaçã alcance o sucesso esperado. A festa é uma demonstração de união da comunidade, poder público e empresas, em torno da valorização do que somos e do que queremos para o município.

O evento acontece de 10 a 12 e de 17 a 21 de abril, com diversas atrações culturais, artísticas, esportivas e shows.

PROGRAME-SE

:: 9ª Femaçã.
:: De 10 a 12 e 17 a 21 de abril.
:: Ingressos: R$ 10 (geral), R$ 5 (idosos e estudantes)
:: Atrativos: estandes, gincanas, exposições, encontro de carros e motos, acrobacias aéreas e shows com Sambô, Malta e João Lucas & Marcelo
:: Saiba mais em www.femaca.com.br

ATRAÇÕES NO MUNICÍPIO

Hotelaria

Veranópolis tem 144 leitos em dois hotéis e três pousadas. A prefeitura tenta atrair empreendedores para erguer um terceiro hotel por considerar o baixo número de leitos uma das deficiências da cidade. Para quem ficar no Hotel Princesa dos Vales, o café da manhã farto, com torta de maçã e geleia de maçã, é praticamente uma atração.


Casa Saretta

A parada para informações turísticas vale muito a pena para fotografar a casa de 1906 tombada pelo patrimônio histórico. Há uma loja de artesanato que vende peças variadas e bem interessantes. Não é Londres, mas vale também a foto na cabine telefônica ao lado, em madeira e com lambrequins.


Casa da Cultura

Do ladinho da Igreja Matriz fica o primeiro prédio da Sociedade Alfredo Chavense, hoje Casa da Cultura. O espaço abriga o Museu Municipal e o Memorial José Lewgoy com fotos, roupas e pertences pessoais do ator, já falecido, natural de Veranópolis. Confira a sala de fotos antigas. Há registros bem peculiares, como de freiras brincando numa nevasca na década de 1960 e um carrinho de sorvete puxado a cavalo nos anos 1930. O material integra o acervo do fotógrafo Elígio Parise, que por mais de 50 anos registrou momentos da cidade.


Tedesco Villa D'Asolo
É um sítio na comunidade de Nossa Senhora da Paz projetado ao turismo rural e à educação ambiental. Há criação de peixes, aves e ovelhas, que podem ser alimentados pelo visitante. Há trilhas, fonte de água, balanços e uma tirolesa está sendo instalada para crianças. Também serve refeições preparadas sob o conceito de slow food com produtos da própria fazenda. Atende sob agendamento.


Restaurante giratório

Todo mundo que passa pela BR-470 já viu o Mirante da Serra, torre com quase 80 metros de altura com um restaurante giratório panorâmico no topo. A parte central tem uma base fixa, assim como as paredes de vidro. O que gira é um disco onde ficam as mesas. Uma volta completa leva duas horas.


Artesanato Fontana

Se parar para comer no restaurante giratório, caminhe 50 metros pela BR-470 e visite o Artesanato Fontana. Eraldo Fontana trabalha com madeira, esculpindo santos, móveis e peças de decoração. Ele está construindo um novo espaço no ateliê onde pretende ensinar o básico da técnica para que turistas possam comprar artigos que ajudaram a confeccionar.


Vinícolas

São sete as vinícolas da cidade que recebem visitantes, a maioria sob agendamento. Mas a Vinícola Simonetto, na comunidade de Monte Bérico, está aberta de terças a domingos. A produção é pequena, em cinco hectares, mas a aposta do patriarca Claudionor, o Caio, é na qualidade. Chamam a atenção os vinhos comuns com rótulos em japonês, exportados para a Terra do Sol Nascente desde 2006.

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros