Prédio da Maesa em Caxias é declarado patrimônio histórico - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Preservação28/01/2015 | 16h26

Prédio da Maesa em Caxias é declarado patrimônio histórico

Prefeito assinou o tombamento na tarde desta quarta-feira

Prédio da Maesa em Caxias é declarado patrimônio histórico Felipe Nyland/Especial
Construção foi doada ao município pelo governo do estado Foto: Felipe Nyland / Especial

O antigo prédio da Maesa agora é patrimônio histórico de Caxias do Sul. O tombamento foi assinado na tarde desta quarta-feira, dia 28, pelo prefeito Alceu Barbosa Velho.

A oficialização do pedido ocorreu pouco antes da primeira reunião da comissão especial para análise do uso do prédio da Maesa. O grupo, formado por representantes de 11 instituições, debate como a construção será ocupada.

O prédio da Maesa foi doado do Estado para o município e prevê que o complexo de aproximadamente 53 mil metros quadrados se destine a uso público com finalidade cultural, de equipamentos públicos e de funcionamento de órgãos públicos, garantindo a preservação do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural.


História

Inaugurado em 1948, quando o império de Abramo Eberle completava 52 anos, o complexo conhecido como a Fábrica 2 concentrava os trabalhos de fundição, mecânica, forja e produção de talheres. Foi lá, por exemplo, que o Monumento ao Imigrante foi fundido, entre 1953 e 1954.

O complexo compreende todo o quarteirão entre as ruas Plácido de Castro, Dom José Baréa, Pedro Tomasi e Treze de Maio. Conforme a doutora em Arquitetura Ana Elísia Costa, autora da pesquisa A Poética dos Tijolos Aparentes e o Caráter Industrial – Maesa, o prédio segue o estilo das fábricas de padrão manchesteriano e das primeiras de caráter moderno no mundo e no Brasil.

Idealizada e projetada pelos arquitetos Silvio Toigo e Romano Lunardi, a Maesa envolve quatro quadras, deixando livre uma grande área verde, uma pracinha, um lago e algumas ruas internas de acesso, onde estão distribuídas galpões e edificações de um e dois andares. Maesa é a sigla para Metalúrgica Abramo Eberle Sociedade Anônima.

Pioneiro

Notícias Relacionadas

Patrimônio público 18/12/2014 | 15h01

Comissão especial para analisar uso do prédio da Maesa é criada em Caxias

Após a publicação do decreto, prefeitura tem um ano para apresentar o projeto de ocupação, uso e gestão do imóvel

Patrimônio público 18/11/2014 | 15h40

Doação da Maesa para Caxias é aprovada na Assembleia Legislativa

Decisão foi por unanimidade

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros