Justiça de Caxias recebe novo pedido de liminar contra o asfaltamento da Plácido de Castro - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Polêmica22/01/2015 | 13h35

Justiça de Caxias recebe novo pedido de liminar contra o asfaltamento da Plácido de Castro

Solicitação antecipação de tutela lembra que está em andamento o processo de tombamento da rua, o que impede qualquer alteração

Justiça de Caxias recebe novo pedido de liminar contra o asfaltamento da Plácido de Castro Porthus Junior/Agencia RBS
Pavimentação está em processo de tombamento e por isso não pode ser modificada Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Foi encaminhado à Justiça um novo pedido de liminar para a suspensão das obras na rua Plácido de Castro, ao lado do antigo prédio da Maesa, em Caxias do Sul. A nova antecipação de tutela foi protocolada nesta quinta-feira pela advogada Carmen Fabris de Abreu.

>> Enquete: Você concorda com a transferência do desfile de carnaval de Caxias para a rua em frente à Maesa?

No documento, a advogada explica que a Secretaria Municipal de Cultura recebeu a solicitação de tombamento da via, encaminhada na semana passada pelo funcionário público federal Ricardo Fabris de Abreu. De acordo com a Lei Municipal 7.495 de 2012, qualquer construção nesta situação está sujeita às mesmas restrições de alteração que prédios já considerados patrimônio histórico do município.

Caso a antecipação de tutela seja aceita pela Justiça, a prefeitura fica impedida de realizar qualquer modificação no pavimento até a conclusão do processo administrativo de tombamento, em trâmite na Secretaria de Cultura.

Entenda

:: A transferência dos desfiles da Sinimbu para a Plácido de Castro foi anunciada na segunda-feira dia 12 pelo prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT). O prefeito também revelou que a Plácido será asfaltada.

:: Na terça dia 13 o servidor federal Ricardo Fabris de Abreu protocolou ação popular na Justiça contra o asfaltamento alegando que a obra interferiria na paisagem do entorno da Maesa, complexo em processo de tombamento.

:: Na quarta, o procurador-geral do município, Victório Giordano da Costa, disse que vai negar o pedido de ampliação da Justiça do Trabalho protocolado na prefeitura alegando que a obra interferiria na paisagem do Parque dos Macaquinhos. Ricardo Fabris de Abreu está lotado na Justiça do Trabalho.

:: Na quinta, a prefeitura constatou que o atual piso da Plácido de Castro possui apenas uma boca de lobo. O asfalto, portanto, poderia comprometer a drenagem da rua. Os técnicos do município ficaram de apresentar laudo definitivo nesta semana.

:: Na quinta de manhã, o coordenador do Carnaval, Elvino Santos, disse não existir plano B para o desfile. Segundo ele, a empresa que instalará arquibancada, sonorização e gerador já está contratada para implantar a estrutura na Plácido de Castro. Com ou sem asfalto, o Carnaval será na Plácido, disse. À tarde, porém, Elvino não soube informar o nome da empresa que diz estar contratada.

:: Na quinta, liminar expedida pela juíza da 2ª Vara Cível, Maria Aline Vieira Fonseca, proibiu o asfaltamento da Plácido de Castro até que o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Caxias (Compahc) apresente laudo técnico a favor ou contra a obra. A liminar foi baseada na ação popular aberta por Fabris.

:: Na sexta a prefeitura informou que vai recorrer da liminar da 2ª Vara Cível.

:: No sábado, dirigentes de escolas de samba admitiram que o Carnaval 2015 está ameaçado.

:: Na segunda dia 19 a prefeitura recorreu da liminar expedida pela 2ª Vara Cível. No mesmo dia o desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, da 21ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado, acatou o pedido da prefeitura, expediu despacho  e derrubou a liminar que impedia o asfaltamento da Plácido.

:: Na terça de manhã a prefeitura leva homens e máquinas à Plácido para começar a melhorar o sistema de escoamento da água da chuva. A obra deve levar até 12 dias. Posteriormente, o asfalto será apliicado em três dias.

:: Na terça a secretária de Cultura, Rubia Frizzo, confirma que ainda não há empresa contratada para montar a estrutura do desfile, desmentindo o cordenador do Carnaval Elvino Santos.

:: Na terça à noitinha manifestantes protestam contra o asfaltamento da Plácido de Castro

:: Um abaixo-assinado contra a obra é entregue ao Ministério Público na quarta-feira.

Pioneiro

Notícias Relacionadas

Meio Ambiente 22/01/2015 | 11h38

Arquibancadas do desfile de Carnaval na Rua Plácido de Castro ficarão entre as árvores, em Caxias

Uma única muda pequena de árvore precisará ser replantada na rua

Polêmica 21/01/2015 | 19h39

Abaixo-assinado pede suspensão do asfaltamento da Plácido em Caxias

Grupo Faço Parte rebateu declaração do prefeito, afirmando reverenciar a expressão cultural do carnaval

Polêmica 20/01/2015 | 19h56

Manifestantes protestam contra asfaltamento da Rua Plácido de Castro, em Caxias

Obra será feita para receber desfiles do Carnaval de rua

Polêmica do Carnaval 20/01/2015 | 09h03

Justiça derruba liminar que impedia asfaltamento da Rua Plácido de Castro em Caxias do Sul

Obra deve começar após projeto de drenagem ser executado

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros