Ministério Público vai ingressar com ação judicial para que UCS reabra portões para pedestres - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Polêmica24/10/2014 | 17h15Atualizada em 24/10/2014 | 17h22

Ministério Público vai ingressar com ação judicial para que UCS reabra portões para pedestres

Há cerca de um mês, a universidade tranca nos finais de semana três acessos na divisa com os bairros Presidente Vargas e Petrópolis

Ministério Público vai ingressar com ação judicial para que UCS reabra portões para pedestres Roni Rigon/Agencia RBS
Portões são fechados às 13h de sábado e reabertos 5h30min de segunda-feira Foto: Roni Rigon / Agencia RBS
O fechamento de portões de acesso de pedestres à Universidade de Caxias do Sul (UCS) será resolvido na Justiça. Na próxima semana, o Ministério Público (MP) ingressará com ação judicial contra a instituição.

— Há um anel viário que circunda a UCS, em área particular da universidade mas onde circula o transporte coletivo. Os acessos dos portões dialogam com esse anel viário, que faz parte do plano viário do município. Não conseguimos entendimento com a universidade, então vamos discutir judicialmente — argumenta o promotor Adrio Gelatti, da promotoria de Justiça Especializada de Caxias do Sul.

Dois portões na divisa com o bairro Presidente Vargas e outro com o Petrópolis são fechados aos finais de semana há cerca de um mês. Eles são trancados entre 13h de sábado e 5h30min de segunda-feira. A reclamação de moradores dos arredores é por não ter acesso para pegar ônibus ou táxi-lotação ou para lazer. A universidade alega que o motivo é segurança e preservação do patrimônio, e que outros acessos ao campus seguem abertos.

Na quinta-feira, o promotor se reuniu com o vice-reitor da UCS, Odacir Deonisio Graciolli, e estabeleceu prazo de 24 horas para a universidade se manifestar. Na manhã desta sexta, a universidade comunicou o MP de que os portões seguirão fechados, mas que a obstrução de um trecho da Rua Francisco Getúlio Vargas será suspensa. A extensão entre a passarela na entrada principal da UCS e o pórtico próximo ao Cetec, passando pela UCS TV, estava sendo bloqueada para veículos aos fins de semana. A UCS argumentou que a área serviria para ciclistas.

Na última segunda-feira, uma audiência pública na Câmara de Vereadores tratou do impasse.

Neste final de semana os portões estarão abertos, a pedido da Justiça Eleitoral, porque há locais de votação dentro do campus.

Abaixo, confira o posicionamento da UCS:

"O presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), professor Ambrósio Luiz Bonalume, respondeu através da Procuradoria Jurídica aos pedidos formulados pela Promotoria de Justiça informando que, neste final de semana, dias 25 e 26 de outubro, a pedido da Justiça Eleitoral, em face da existência de seções de votação nas dependências do Campus Central - Cidade Universitária, todos os acessos permanecerão abertos à população.

Em todos os demais finais de semana os três portões de acesso de pedestres estarão abertos até sábado às 13 horas, com reabertura na segunda-feira às 5h30min.

Todos os demais acessos de ruas sempre estiveram e continuarão abertos para que a comunidade tenha acesso livre às dependências do Campus Central - Cidade Universitária, que nos finais de semana recebe milhares de pessoas."

Notícias Relacionadas

Comunidade 21/10/2014 | 15h01

Ministério Público deve agendar reunião com UCS e prefeitura para tratar de fechamento de portões

Audiência pública na noite de segunda-feira tratou dos acessos a pedestres, trancados aos finais de semana desde meados de setembro

Polêmica 14/10/2014 | 18h29

Ministério Público aguarda explicações sobre fechamento dos portões de acesso à Universidade de Caxias do Sul

Prefeitura e UCS têm até o dia 20 para responderem notificação

Providências 13/10/2014 | 15h31

Comunidade vai ao Ministério Público pedir intervenção contra fechamento de acessos à UCS

Grupo reclama de bloqueio de três portões para pedestres e de rua interna da universidade, além de projeto de abertura de via

Comunidade 08/10/2014 | 16h48

Fechamento de portões de acesso à UCS gera reclamações de moradores em Caxias

As travessias são trancadas à noite e aos finais de semana

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros