Ministério Público deve agendar reunião com UCS e prefeitura para tratar de fechamento de portões - Cidades - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Comunidade21/10/2014 | 15h01Atualizada em 21/10/2014 | 15h01

Ministério Público deve agendar reunião com UCS e prefeitura para tratar de fechamento de portões

Audiência pública na noite de segunda-feira tratou dos acessos a pedestres, trancados aos finais de semana desde meados de setembro

Ministério Público deve agendar reunião com UCS e prefeitura para tratar de fechamento de portões  Roni Rigon/Agencia RBS
Portões são fechados às 13h de sábado e reabertos 5h30min de segunda-feira Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

O Ministério Público deve convocar a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a prefeitura para tratar do fechamento dos portões de acesso de pedestres à instituição de ensino. Na noite de segunda-feira, uma audiência pública na Câmara de Vereadores tratou do assunto.

Segundo o promotor Adrio Rafael Paula Gelatti, da promotoria de Justiça Especializada de Caxias do Sul, a intenção é procurar um consenso.

_ Tenho a posição formada de que, apesar de serem vias em área particular, servem ao transporte público _ argumenta o promotor.

Participaram da reunião de segunda-feira representantes do MP, Brigada Militar, UCS, Diretório Central de estudantes (DCE), prefeitura, vereadores, comerciantes e moradores de bairros próximos à universidade. A audiência ocorreu entre 19h30min e 22h e foi promovida pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação da Câmara de Vereadores.

— A audiência atingiu 100% o objetivo de deixar bem claro que a UCS não teve apoio de ninguém da sociedade para fechar os portões — comenta o vereador Mauro Pereira (PMDB), presidente da comissão.

Sem os três acessos, dois na divisa com o bairro Presidente Vargas e um com o Petrópolis, a comunidade tem dificuldade de ir até a UCS para pegar ônibus ou táxi-lotação ou para lazer. Os portões são fechados às 13h de sábado e reabertos 5h30min de segunda-feira.

Além da abertura dos portões, a comunidade reclama da colocação de cones e cavaletes em um dos sentidos da Rua Francisco Getúlio Vargas, o que atrapalha o tráfego de veículos, e solicitam a abertura da Rua Augusto dos Anjos, projeto encaminhado pela prefeitura à entidade, mas que não saiu do papel.

Na última terça-feira, o MP recebeu moradores, estudantes, comerciantes e um vereador, para debater o mesmo tema.

Notícias Relacionadas

Providências 13/10/2014 | 15h31

Comunidade vai ao Ministério Público pedir intervenção contra fechamento de acessos à UCS

Grupo reclama de bloqueio de três portões para pedestres e de rua interna da universidade, além de projeto de abertura de via

Comunidade 08/10/2014 | 16h48

Fechamento de portões de acesso à UCS gera reclamações de moradores em Caxias

As travessias são trancadas à noite e aos finais de semana

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros